Psicomotricidade Inclusiva: projeto transformador une graduações visando ao desenvolvimento social e afetivo de assistidos pela APAE

Psicomotricidade Inclusiva: projeto transformador une graduações visando ao desenvolvimento social e afetivo de assistidos pela APAE

Psicomotricidade Inclusiva: projeto transformador une graduações visando ao desenvolvimento social e afetivo de assistidos pela APAE

Publicado em: 10/07/2025

“Foi muito bom ver a natureza. Eu dei ‘mamá’ para o bezerrinho e senti muito carinho por ele. Na hora que eu vi o búfalo, eu amei e passei a mão na barriga e na cabeça dele”, conta Ana Clara. “Quando eu vi o cavalo, eu fiquei apaixonada e fiz muito carinho. E aí fui lanchar, e o lanche estava muito gostoso. Eu também pulei corda e caí na grama”, relata Isadora. “As pessoas conversaram sobre as doenças dos animais. Que bom que eles estão fazendo uma coisa que os outros não fazem: cuidar dos animais”, avalia Echile. “Boi e cavalo são a minha paixão. Na hora do ‘rango’, eu comi muito. Quero voltar lá, mas quero andar no cavalo e no búfalo. Eu tenho um monte de amigos lá. Eles me conhecem”, afirma Guilherme. “Eles trataram a gente como família, explicando tudo direitinho”, revela Fernando. 

Os depoimentos são de crianças e adolescentes da Escola Girassol, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Valença. Recentemente, eles tiveram a oportunidade de visitar, pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Escola Veterinário do Centro Universitário UNIFAA. Ao todo, 92 pessoas participaram, 50 pela manhã e 42 à tarde. A iniciativa é do projeto Psicomotricidade Inclusiva, liderado pelo curso de Educação Física do UNIFAA, mas que acabou se tornando institucional ao envolver outras graduações a partir do segundo semestre de 2024, movimento que foi fortalecido em 2025. “O objetivo é levar atividades que desenvolvam as partes motora, social e afetiva das crianças que são atendidas pela APAE. É um projeto superlegal que dá uma vivência muito grande na parte profissional e humana para o nosso acadêmico. É um projeto transformador: transforma a vida dos acadêmicos e a vida dos assistidos pela APAE”, explica o Coordenador do curso de Educação Física, Marcelo Santos. 

Esse também é o pensamento da Pró-Reitora de Graduação Presencial do UNIFAA, Romy Tutia, ao avaliar o projeto. “Ver as crianças da APAE se conectando com os nossos estudantes me fez acreditar, ainda mais, na força do cuidado integral e da educação como ferramenta de inclusão. A psicomotricidade, nesse contexto, foi muito além do movimento físico. Ela se tornou ponte: entre olhares, gestos, aprendizados e afetos. Cada estudante, com suas habilidades específicas, contribuiu para um cuidado completo e respeitoso com as crianças, que, por sua vez, nos ensinaram sobre sensibilidade, paciência e superação. Foram momentos em que os saberes acadêmicos se alinharam à prática humanizada. Os futuros profissionais não apenas aplicaram seus conhecimentos, mas também se descobriram mais empáticos, atentos e comprometidos com a diversidade”, avaliou Romy. 

Ainda segundo a Pró-Reitora, o cerne do Psicomotricidade Inclusiva é acreditar que a inclusão é possível. “Vivenciá-la, no entanto, é o que transforma. E esse projeto é exatamente isso: uma chance real de aprender fazendo o bem e, sobretudo, aprendendo com quem ensina com o coração.” Neste sentido, e dentro da perspectiva de integração com outras graduações do UNIFAA que surgiu a possibilidade de visitar o Hospital Escola Veterinário, equipamento ligado ao curso de Medicina Veterinária. E o resultado foi muito positivo. “As crianças lancharam, brincaram ao ar livre e visitaram os animais. Elas adoraram porque o contato com os animais foi muito legal, e a reciprocidade também: o carinho que elas têm com os animais, os animais têm com elas. É de emocionar mesmo”, conta Marcelo. 

De acordo com a coordenação do curso de Medicina Veterinária, ao preparar a estrutura para receber as crianças e os adolescentes assistidos pela APAE, a ideia foi proporcionar uma experiência enriquecedora e interativa com os animais da fazenda de forma a privilegiar o impacto positivo no desenvolvimento emocional e cognitivo dos participantes. Também foram realizadas atividades lúdicas, como brincar de bola e pular corda. 

Os funcionários da APAE avaliaram que a visita “representa oportunidade ímpar para os nossos alunos, pois através dessa interação podemos alcançar benefícios significativos tanto para o desenvolvimento global desse aluno quanto para a promoção da inclusão social, estimular habilidades afetivas, autonomia, alívio do estresse e da ansiedade, noções de responsabilidades, dentre tantos outros benefícios.” Destacou também a importância de poder contar com um local externo onde é “permitido vivenciar momentos de pura inclusão social e aquisição de conhecimentos em diversas áreas”. E que “gestos pequenos de carinho e atenção dos profissionais já garantem o dia dos nossos alunos, que não enfrentam apenas dificuldades físicas ou intelectuais. Muitas vezes são crianças, adolescentes e adultos que têm carência muito grande por atenção e amor genuínos”. 

O Projeto Psicomotricidade Inclusiva ocorre uma vez por mês. Normalmente, as pessoas assistidas são recebidas no campus-sede do centro universitário, onde têm atividades psicomotoras na Arena UNIFAA com acadêmicos de Educação Física e de Enfermagem. Estudantes de Odontologia também realizam ações, como teatro de fantoches explicando como deve ser feita a escovação, que também é evidenciada no escovódromo. Já os professores da APAE fazem acompanhamento com o curso de Psicologia. O projeto acontece sempre em uma quarta-feira, das 10 às 11h e das 14h às 15h, uma vez por mês. 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Arena UNIFAA recebe Confraternização Final do 30º Festival Dente de Leite da TV Rio Sul
06/10/2025

Arena UNIFAA recebe Confraternização Final do 30º Festival Dente de Leite da TV Rio Sul

UNIFAA recebe a 6ª Meia Maratona de Valença – Cidade Universitária
03/10/2025

UNIFAA recebe a 6ª Meia Maratona de Valença – Cidade Universitária

Pelo segundo ano consecutivo, FAA recebe Seminário Regional do Prêmio Magda Soares
02/10/2025

Pelo segundo ano consecutivo, FAA recebe Seminário Regional do Prêmio Magda Soares