Por uma educação de qualidade: II Jornada IDEALize antecipa novas perspectivas para 2026 em oito municípios

Por uma educação de qualidade: II Jornada IDEALize antecipa novas perspectivas para 2026 em oito municípios

Por uma educação de qualidade: II Jornada IDEALize antecipa novas perspectivas para 2026 em oito municípios

Publicado em: 03/12/2025

“Mesmo com os desafios sociais e econômicos, é possível, sim, que uma criança se alfabetize na idade certa, tenha excelência acadêmica e se desenvolva com relação às habilidades cognitivas e socioemocionais, possibilitando que transforme seu futuro para melhor, mesmo vindo de uma origem mais humilde”. Essa foi uma das poderosas mensagens transmitidas por renomadas referências em políticas públicas educacionais durante a II Jornada IDEALIze, realizada no sábado, 29, no Teatro UNIFAA, em Valença (RJ). A afirmação foi feita pelo Professor Herbert Lima, um dos responsáveis pela transformação educacional em Sobral (CE), durante o Painel 1 – “Educação que inspira no Brasil”, que também contou com a participação do Professor Paulo Barone, ex-Secretário de Educação Superior do MEC, e mediação da Professora Mônica Teixeira. 

Imagine a potência da afirmação inicial quando aliada a uma iniciativa como o IDEALize, que busca melhorar a educação pública por meio de planejamento, capacitação dos professores e acompanhamento dos resultados da escola. A iniciativa da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) estará presente, em 2026, em oito municípios, seis do Rio de Janeiro – Barra do Piraí, Mendes, Paraíba do Sul, Piraí, Rio das Flôres e Valença – e dois de Minas Gerais – Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, o dobro de cidades se comparado ao início de 2025. Mais de 14 mil alunos serão impactados nas redes municipais por meio da capacitação de 850 professores e 150 gestores educacionais e o acompanhamento de cerca de 90 escolas. E os conhecimentos transmitidos durante a II Jornada IDEALize, bem como as experiências compartilhadas no Prêmio Boas Práticas, são o prenúncio de um ano de muito crescimento. 

Na visão do Presidente da FAA, José Rogério Neto, a II Jornada IDEALize foi “um momento extraordinário, um momento de congregação. Oito redes municipais de educação trazendo aqui seus problemas, escutando soluções, possíveis caminhos, mas, acima de tudo, todos com esperança de transformar a educação pública de suas cidades. E é isso que nos move para entregar, cada vez mais, uma educação pública de qualidade, que tem o potencial de fazer as nossas crianças continuarem sonhando.” Ainda segundo José Rogério, o grande problema do país é a qualidade da educação pública. “E o IDEALize nasce justamente para apoiar no processo de construção de uma educação pública de qualidade. Então acaba casando o maior problema da sociedade brasileira com aquilo que a gente pode entregar e que a gente desenvolveu dentro da nossa instituição ao longo desses 60 anos”. 

A iniciativa da FAA foi destacada por Paulo Barone durante sua fala no Painel 1. “Avalio como muito positiva, porque congrega a instituição ao lado das prefeituras, contribuindo para o trabalho dessas prefeituras no sentido de aprimorar a educação em cada cidade, que é exatamente onde tudo começa. Gera uma situação em que uma Instituição de Ensino Superior, que forma professores e que tem uma ascendência sobre toda a região, entrega também à região sua contribuição para formar os estudantes desde o início da sua trajetória escolar”. 

O Painel 2 – “Educação com resultados: o papel das redes municipais” trouxe a Valença o Professor Raí Mota, pedagogo, consultor educacional e membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann; e a Professora Fafá Farias, Diretora Escolar da Rede Municipal de Sobral. Duas falas ricas e com dicas práticas de aplicação no planejamento das Secretarias Municipais de Educação, como o alfabetômetro e as celebrações quando as turmas alcançam 100% das crianças alfabetizadas, ambas citadas por Raí. Por fim, Fafá Farias deixou a seguinte mensagem: “Um acompanhamento sem monitoramento é como um barco sem bússola; até se move, mas nunca se sabe se está navegando na direção certa.” 

Galeria

Notícias Relacionadas

Prêmio Boas Práticas IDEALize destaca projetos inspiradores da educação pública de oito municípios
01/12/2025

Prêmio Boas Práticas IDEALize destaca projetos inspiradores da educação pública de oito municípios

IDEALize amplia atuação e chega a Barra do Piraí
18/11/2025

IDEALize amplia atuação e chega a Barra do Piraí

II Jornada IDEALize discute o fortalecimento da educação pública
17/11/2025

II Jornada IDEALize discute o fortalecimento da educação pública