NEAS - Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade

Publicado em: 26/07/2021

O QUE É O NEAS?

Você sabia que a FAA - Fundação Educacional Dom André Arcoverde possui um núcleo exclusivo para a questões ambientais? O NEAS - Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade tem como missão desenvolver, apoiar e propor ações e projetos sustentáveis com responsabilidade, entusiasmo e comprometimento, visando o bem-estar social e desempenho acadêmico. Ele visa despertar a consciência da comunidade acadêmica e comunidade em geral para a importância das práticas sustentáveis no dia a dia.

Além disso, o NEAS desenvolve ações em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

PROJETOS COM PARTICIPAÇÃO DO NEAS

Projeto Água do Rio das Flores

O Projeto Água dos Rio das Flores é uma iniciativa que visa promover a recuperação de nascentes e matas ciliares na bacia do rio das Flores, principal manancial de abastecimento público do município de Valença, de modo a assegurar a oferta de água em quantidade e qualidade para a atual e futuras gerações. Busca como resultado final o reflorestamento de 610 hectares, o que equivale ao plantio de mais de um milhão de mudas de árvores nativas em áreas estratégicas para produção de água (margens de rios e nascentes).

Projeto Conexão Mata Atlântica

O Conexão Mata Atlântica tem o objetivo recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e ao clima em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira. Para isso, utiliza uma abordagem de manejo florestal sustentável a fim de produzir múltiplos benefícios, especialmente benefícios de captura e manutenção de estoques de carbono relacionados ao uso da terra e à mudança do uso da terra, favorecendo/incentivando a silvicultura e o incremento da biodiversidade.

Projeto Dedinhos Verdes

O projeto ambiental Dedinhos Verdes acontece em parceria com o CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro e conta com ações que impactam a vida cotidiana da comunidade escolar e abrem campo teórico-prático para os acadêmicos do UNIFAA. Os alunos do CIEP realizam atividades na horta, no Espaço do Saber e no parque. Envolve toda a comunidade escolar em prol de uma educação transformadora para os estudantes do CIEP.

Projeto Bacia do Sacra Família

Projeto desenvolvido pela ONG Crescente Fértil com objetivo de realizar a conservação de 1.000 hectares de floresta nativa e a restauração de 50 hectares de áreas desmatadas, abrangendo parte dos municípios de Mendes, Paulo de Frontin e Vassouras. Auxilia os proprietários rurais com medidas de recuperação e proteção de nascentes e de vegetação, incentivando práticas de conservação e restauração florestal para a manutenção da quantidade e qualidade de água na bacia do rio Guandu.

Projeto Amigos da Rua

Com um grupo de voluntários, o projeto presta assistência nas ruas e praças da cidade, acolhendo a população de rua em geral e promovendo ações conjuntas para o pleno exercício da cidadania: resgate da auto-estima, recuperação da dependência química, espiritualidade e inclusão (família – trabalho – moradia).

Projeto Eco Óleo

Projeto em parceria com o Lar Mei Mei que realiza um trabalho de conscientização junto à sociedade sobre os efeitos negativos causados à saúde e ao meio ambiente, pelo óleo vegetal usado. O ólleo coletado é purificado e vendido para uma empresa de reciclagem, que o comercializa para indústrias de biodiesel, sabonete e de cosméticos.

ALGUMAS AÇÕES DO NEAS

Informativo PAF Sacra Família - 1º semestre 2021

O informativo PAF (Produtores de Água e Floresta) tem como objetivo divulgar as ações realizadas pelo projeto Bacia do Sacra Família.

Feira do Produtor Rural UNIFAA

A Feira do Produtor Rural UNIFAA é um evento realizado quinzenalmente que tem como

objetivo valorizar o produtor e suas atividades agropecuárias. Além disso, estimula a

retomada das vendas destes pequenos produtores, que

foram muito impactados pela pandemia.

CONFIRA AQUI

Doação de bicicletas para a colheta de recicláveis

O UNIFAA, por meio od NEAS - Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade

realizou  no último dia 17/09 a doação de mais duas bicicletas de carga

destinadas ao  trabalho dos catadores de materiais recicláveis

que participam do projeto Amigos da Rua.

Projeto Conservador da Mantiqueira

O Plano Conservador da Mantiqueira (PCM) é uma iniciativa coletiva,

que une agentes da esfera pública, do terceiro setor, de instituições de ensino

e do setor privado em prol da restauração de paisagens

na região de influência da Serra da Mantiqueira.