Aula Magna de Direito aborda o Holocausto e uma lição não aprendida pela humanidade
Publicado em: 14/05/2025
Nesta quarta-feira, 14, às 19h, o curso de Direito do Centro Universitário UNIFAA promove Aula Magna com tema de grande relevância histórica e social. O evento contará com a ilustre presença da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio e Janeiro, Denise Levy Tredler, que conduzirá a palestra "Holocausto: Direitos Humanos e a Lição que a Humanidade não Aprendeu". A palestra será ministrada no Teatro UNIFAA e busca proporcionar uma reflexão profunda sobre os impactos e desdobramentos do Holocausto ao longo da história através de uma abordagem crítica e educativa. Apesar de ser um evento do curso de Direito, a Aula Magna é aberta a todos os interessados pelo assunto.
Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e o estímulo ao pensamento crítico, promovendo abordagens que enriquecem a formação acadêmica dos discentes. Para o Reitor do Centro Universitário UNIFAA, Marcio Martins da Costa, “receber a Desembargadora Denise Levy Tredler em nosso campus é motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica. Sua trajetória exemplar no Judiciário e sua dedicação a causas fundamentais, como os direitos humanos, são fontes de inspiração e refletem os valores que cultivamos no UNIFAA. Reconhecidos como o melhor centro universitário do Estado do Rio de Janeiro, acreditamos que educar vai muito além da transmissão de conteúdos técnicos: trata-se de formar cidadãos críticos, éticos e comprometidos com a justiça e o bem comum. A Aula Magna proferida pela Desembargadora é uma expressão clara desse propósito.”
Ainda segundo o Reitor, “por meio de iniciativas como esta, reafirmamos nosso compromisso com uma educação humanista, de excelência e voltada para a transformação da sociedade.” Para o Coordenador do curso de Direito, Alexandre Tinoco, será oportunidade única para estudantes, docentes e demais interessados aprofundarem seus conhecimentos sobre um tema de impacto global, pois “proporcionará uma compreensão mais apurada sobre como eventos históricos ocorridos antes e durante a 2ª Guerra Mundial permanecem a impactar o Direito na atualidade, além de proporcionar à sociedade uma reflexão ética quanto à importância de prevenirmos novas violações de Direitos Humanos, no presente e no futuro.”
Ainda de acordo com Alexandre Tinoco, ao abrir o evento, o centro universitário reforça seu vínculo com a sociedade. “A comunidade externa sempre é muito bem-vinda ao UNIFAA, afinal, faz parte da nossa missão promover uma sociedade mais justa e informada. Por isso, o evento será aberto ao público em geral. E essa é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para fortalecermos ainda mais os laços entre a comunidade acadêmica do UNIFAA e a sociedade sul-fluminense, proporcionando conhecimento e conscientização sobre um tema de grande relevância”, afirma o Coordenador, alertando sobre o ressurgimento da intolerância, capaz de produzir males para as gerações atual e futuras.
O Teatro UNIFAA fica no campus-sede do centro universitário: Rua Sargento Vitor Hugo, nº 161, bairro Fátima, em Valença (RJ).