XII CLAM, Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina, tem programação com mais de cem palestras e workshops
Publicado em: 15/09/2025
Semana especial no Centro Universitário UNIFAA. Nos dias 17 e 18 de setembro, o Diretório Acadêmico Jayme Graça (DAJG), contando com a parceria e o apoio da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), promove o XII Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina (XII CLAM), um dos eventos mais tradicionais do curso de Medicina. Um evento concebido por estudantes e voltados para estudantes. Em todas as edições realizadas, o CLAM sempre contou com a participação de egressos. Eles têm a possibilidade de enriquecer o evento com suas trajetórias e pesquisas por meio da 16ª Jornada Científica da Associação de Ex-alunos, que ocorre paralelamente. A união de esforços, que incluiu a coordenação de curso, resultou em uma programação científica de alto nível, profundamente humana, com os estudantes como protagonistas: serão 56 palestras e 46 workshops nos dois dias.
“O XII CLAM reafirma o espírito que sustenta o UNIFAA: a convicção de que a formação médica deve caminhar de mãos dadas com a vivência humana, aliando ciência, técnica e sensibilidade. É motivo de orgulho ver nossos estudantes, junto a professores e toda a comunidade acadêmica, conduzirem um evento dessa magnitude, que ultrapassa os limites do aprendizado técnico para transformar vidas. Temos também uma alegria especial em receber nossos egressos, que enriquecem o congresso com suas trajetórias e pesquisas por meio da Jornada Científica da Associação de Ex-Alunos. A presença deles reforça a continuidade de nossa missão formadora e o vínculo que permanece vivo entre os profissionais que aqui se formaram e a instituição. O Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina é, assim, mais do que um espaço de atualização científica — é a expressão viva da identidade do curso de Medicina do UNIFAA, de sua tradição em excelência acadêmica e de seu compromisso em formar médicos capazes de transformar a realidade à sua volta”, avalia o Reitor do Centro Universitário UNIFAA, Marcio Martins da Costa.
Na visão do Pró-Reitor de Ciências Médicas, Rafael Moura, “é o maior evento acadêmico do curso de Medicina, consolidando-se como marco de identidade e tradição científica. Representa não apenas a força acadêmica do curso, mas também a capacidade de mobilização e integração institucional.” Ainda segundo o Pró-Reitor, “para os estudantes, o CLAM é uma experiência transformadora. Promove atualização científica, contato com especialistas de diversas áreas e oficinas práticas que desenvolvem habilidades clínicas. Ao mesmo tempo, estimula o protagonismo estudantil, já que os próprios alunos, junto com a coordenação do curso, equipe de apoio e ex-alunos, estão diretamente envolvidos na organização do congresso. Esse protagonismo gera sentimento de pertencimento, fortalece o espírito de liderança e reforça a visão de que o estudante é parte ativa da construção de sua formação.”
Quanto à programação do XII CLAM, a Presidente do DAJG, Gabriela Nery explica que foram pensadas atividades com “objetivo de aprimorar as habilidades teóricas, práticas, científicas e sociais dos alunos, por meio da exploração de especialidades médicas, apresentação de trabalhos científicos, jogos entre ligas e muito mais.” Continuando, destacou que “o CLAM atualmente é o maior congresso de Medicina da região Sul Fluminense, e, para o nosso curso, representa uma grande oportunidade de aprendizado e aprimoramento acadêmico. Sabendo que não é toda formação acadêmica que oferece um evento como esse, temos muita honra de poder organizá-lo, e queremos transmitir exatamente esse sentimento para os alunos de Medicina para que desfrutem ao máximo dessa oportunidade.”
A opinião de Gabriela acerca da relevância do congresso para a formação dos estudantes é semelhante à do Pró-Reitor: “A diversidade da programação cumpre um papel essencial na formação. Ao oferecer palestras, oficinas e mesas-redondas sobre temas variados — da inteligência artificial à prática clínica em urgência e emergência, passando por cuidados paliativos, finanças pessoais e ética — o CLAM permite que os estudantes ampliem horizontes, conheçam possibilidades de carreira e tenham contato com diferentes especialidades médicas. Isso os ajuda a fazer escolhas mais conscientes sobre residência e carreira, além de desenvolver competências técnicas e não técnicas fundamentais para o futuro profissional”, destaca Rafael.