XII CLAM, Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina, tem programação com mais de cem palestras e workshops

XII CLAM, Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina, tem programação com mais de cem palestras e workshops

XII CLAM, Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina, tem programação com mais de cem palestras e workshops

Publicado em: 15/09/2025

Semana especial no Centro Universitário UNIFAA. Nos dias 17 e 18 de setembro, o Diretório Acadêmico Jayme Graça (DAJG), contando com a parceria e o apoio da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), promove o XII Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina (XII CLAM), um dos eventos mais tradicionais do curso de Medicina. Um evento concebido por estudantes e voltados para estudantes. Em todas as edições realizadas, o CLAM sempre contou com a participação de egressos. Eles têm a possibilidade de enriquecer o evento com suas trajetórias e pesquisas por meio da 16ª Jornada Científica da Associação de Ex-alunos, que ocorre paralelamente. A união de esforços, que incluiu a coordenação de curso, resultou em uma programação científica de alto nível, profundamente humana, com os estudantes como protagonistas: serão 56 palestras e 46 workshops nos dois dias. 

“O XII CLAM reafirma o espírito que sustenta o UNIFAA: a convicção de que a formação médica deve caminhar de mãos dadas com a vivência humana, aliando ciência, técnica e sensibilidade. É motivo de orgulho ver nossos estudantes, junto a professores e toda a comunidade acadêmica, conduzirem um evento dessa magnitude, que ultrapassa os limites do aprendizado técnico para transformar vidas. Temos também uma alegria especial em receber nossos egressos, que enriquecem o congresso com suas trajetórias e pesquisas por meio da Jornada Científica da Associação de Ex-Alunos. A presença deles reforça a continuidade de nossa missão formadora e o vínculo que permanece vivo entre os profissionais que aqui se formaram e a instituição. O Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina é, assim, mais do que um espaço de atualização científica — é a expressão viva da identidade do curso de Medicina do UNIFAA, de sua tradição em excelência acadêmica e de seu compromisso em formar médicos capazes de transformar a realidade à sua volta”, avalia o Reitor do Centro Universitário UNIFAA, Marcio Martins da Costa. 

Na visão do Pró-Reitor de Ciências Médicas, Rafael Moura, “é o maior evento acadêmico do curso de Medicina, consolidando-se como marco de identidade e tradição científica. Representa não apenas a força acadêmica do curso, mas também a capacidade de mobilização e integração institucional.” Ainda segundo o Pró-Reitor, “para os estudantes, o CLAM é uma experiência transformadora. Promove atualização científica, contato com especialistas de diversas áreas e oficinas práticas que desenvolvem habilidades clínicas. Ao mesmo tempo, estimula o protagonismo estudantil, já que os próprios alunos, junto com a coordenação do curso, equipe de apoio e ex-alunos, estão diretamente envolvidos na organização do congresso. Esse protagonismo gera sentimento de pertencimento, fortalece o espírito de liderança e reforça a visão de que o estudante é parte ativa da construção de sua formação.” 

Quanto à programação do XII CLAM, a Presidente do DAJG, Gabriela Nery explica que foram pensadas atividades com “objetivo de aprimorar as habilidades teóricas, práticas, científicas e sociais dos alunos, por meio da exploração de especialidades médicas, apresentação de trabalhos científicos, jogos entre ligas e muito mais.” Continuando, destacou que “o CLAM atualmente é o maior congresso de Medicina da região Sul Fluminense, e, para o nosso curso, representa uma grande oportunidade de aprendizado e aprimoramento acadêmico. Sabendo que não é toda formação acadêmica que oferece um evento como esse, temos muita honra de poder organizá-lo, e queremos transmitir exatamente esse sentimento para os alunos de Medicina para que desfrutem ao máximo dessa oportunidade.” 

A opinião de Gabriela acerca da relevância do congresso para a formação dos estudantes é semelhante à do Pró-Reitor: “A diversidade da programação cumpre um papel essencial na formação. Ao oferecer palestras, oficinas e mesas-redondas sobre temas variados — da inteligência artificial à prática clínica em urgência e emergência, passando por cuidados paliativos, finanças pessoais e ética — o CLAM permite que os estudantes ampliem horizontes, conheçam possibilidades de carreira e tenham contato com diferentes especialidades médicas. Isso os ajuda a fazer escolhas mais conscientes sobre residência e carreira, além de desenvolver competências técnicas e não técnicas fundamentais para o futuro profissional”, destaca Rafael. 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Eco Tampinha FAA recolhe uma tonelada de plástico em seis meses e realiza ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
15/09/2025

Eco Tampinha FAA recolhe uma tonelada de plástico em seis meses e realiza ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Conheça o PRONAP: um apoio para sua jornada acadêmica
12/09/2025

Conheça o PRONAP: um apoio para sua jornada acadêmica

Mais uma escola reformada: Programa IDEALize une FAA e Prefeitura de Valença pela melhoria da educação regional
09/09/2025

Mais uma escola reformada: Programa IDEALize une FAA e Prefeitura de Valença pela melhoria da educação regional