UNIFAA | Pelo Mundo: a tecnologia tem transformado a área da saúde

UNIFAA | Pelo Mundo: a tecnologia tem transformado a área da saúde

UNIFAA | Pelo Mundo: a tecnologia tem transformado a área da saúde

Publicado em: 19/08/2022

A gente tem visto a tecnologia se inserindo em muitos campos diferentes do nosso dia a dia. No primeiro artigo da nossa série Pelo Mundo, você pode conhecer inovações tecnológicas na Engenharia, na Estética e na Medicina.

Hoje você vai conhecer mais exemplos de tecnologias que estão espalhadas pelo mundo trazendo cada vez mais avanços para as profissões da área da saúde. Bateu a curiosidade aí para saber quais são? Continue com a gente e saiba mais sobre cada uma delas.

Boa leitura!


 

 

 

Tecnologia 3D e a Medicina


Provavelmente você já viu alguns modelos 3D na arquitetura ou na construção civil. Se não viu, já deve ter escutado falar, certo? Acontece que não é só nas edificações que é possível utilizar essa tecnologia para otimizar os trabalhos.

Aqui no Brasil, a Medicina pode contar com a ajuda da realidade virtual 3D para realizar uma cirurgia muito importante: a separação de irmãs siamesas. Por se tratar de um procedimento muito delicado, tudo que for possível para tornar ele mais seguro se torna importante.

No caso das irmãs Eloá e Sara, foi feito um modelo 3D para saber exatamente como funcionava a ligação entre as duas e, assim, facilitar na escolha dos procedimentos a serem feitos. Bacana, não é mesmo? 

Depois do estudo, a cirurgia foi realizada e elas vivem bem e saudáveis!


 

CONHEÇA A MEDICINA UNIFAA


 

Os benefícios dos exercícios físicos


Ao passar dos anos, mais e mais pesquisas apresentam resultados fascinantes sobre os benefícios que a prática de exercícios físicos podem causar no nosso corpo.

Além de manter a saúde física em dia, manter essas atividades na nossa rotina podem contribuir efetivamente na saúde do nosso cérebro. Isso é que mostram recentes pesquisas que cientistas têm feito para desvendar como os exercícios físicos podem nos proteger em relação ao Alzheimer, por exemplo. 

Dentre as pesquisas que foram realizadas com essa temática, foi descoberto em um teste feito com camundongos adultos que a prática de atividades físicas apresentou o surgimento de novos neurônios. Isso melhorou a memória espacial e o aprendizado dos animais. 

Esse é um dos benefícios apresentados nas pesquisas e que só torna mais claro o quão importante os exercícios físicos são. 

 

CONHEÇA A EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFAA


 

Facilitadores do processo de cicatrização

O nosso corpo tem uma capacidade incrível para tratar feridas. Entretanto, quando os machucados são muito grandes, como queimaduras extensas, por exemplo, o trabalho de cicatrização pode ser mais difícil e demorado. 

Para facilitar esse processo, diversos estudos têm sido feitos para descobrir terapias inovadoras e novas técnicas para cuidar de feridas mais complexas. Além de estudos sobre o uso de células-tronco para esse fim, já é possível encontrar produtos inovadores no mercado. 

Enxertos de pele em spray, curativos com derivados de alga e um dispositivo de sucção são alguns deles. Muitas dessas tecnologias ainda não são muito acessíveis, mas os estudos para encontrar soluções para a cicatrização de feridas difíceis não param. 


 

 CONHEÇA A BIOMEDICINA UNIFAA


Quando o assunto é melhorar a qualidade de vida das pessoas, as inovações não param. E você, já imagina qual será a próxima tecnologia na área da saúde? 

 


 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Como escolher o melhor curso de Medicina?
19/07/2021

Como escolher o melhor curso de Medicina?

Convênio COAPES com Barra do Piraí
20/12/2022

Convênio COAPES com Barra do Piraí

UNIFAA  agora é um ponto de coleta da campanha ADOTE UM CICLO
21/10/2022

UNIFAA agora é um ponto de coleta da campanha ADOTE UM CICLO