UniFAA chega a Resende para ampliar o acesso à educação superior

Publicado em: 24/11/2023

Uma cerimônia repleta de autoridades marcou a inauguração da Unidade Resende do Centro Universitário de Valença – UniFAA. Localizada do Espaço Agulhas Negras, conta mil metros quadrados com infraestrutura de primeira linha. Tudo para possibilitar aos alunos uma educação de qualidade que une teoria e prática. Além de tudo isso, uma outra boa notícia marcou a solenidade de abertura: para cinco alunos pagantes, um será bolsista, o que contribui de maneira decisiva para democratizar o acesso ao ensino superior. A informação foi confirmada pelo Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Moura de Almeida Neto.

Em sua fala, ele destacou que a abertura da unidade vai ao encontro da missão visionária dos fundadores da instituição que, ainda na década de 1960, já vislumbravam essa expansão vivida. “No último ano, ofertamos diretamente 2500 bolsas de estudo, um montante superior a R$ 50 milhões investidos em pessoas que precisam desse apoio para ingressar no ensino superior para ter a vida verdadeiramente transformada. E faremos exatamente isso em Resende: a cada cinco alunos pagantes, teremos um bolsista filantrópico. É dessa forma que a gente ajuda a construir um mundo melhor”, disse o Presidente da FAA após cumprimentar autoridades e público presente.

O Reitor do UniFAA, Marcio Martins da Costa, agradeceu à equipe da instituição que contribuiu para a abertura da Unidade Resende, que é a maior do UniFAA fora de Valença. “Estamos inaugurando um novo capítulo na história do UNIFAA, e esta expansão para Resende representa um passo estratégico que não apenas consolida nossa presença, mas também amplifica o impacto positivo que podemos gerar para toda a região. Ao concentrarmos nossos esforços nesse novo território, nosso objetivo vai além de proporcionar uma educação de excelência; queremos, de fato, desempenhar um papel ativo no desenvolvimento das comunidades locais. Acreditamos firmemente que a educação é um agente poderoso de transformação social. Ao direcionarmos nossos recursos e conhecimentos para Resende e o Sul Fluminense, buscamos estar em sintonia com a verdadeira essência de nossa instituição”, afirmou o Reitor.

Marcio Martins da Costa ainda destacou que “não se trata apenas de oferecer cursos de alta qualidade, mas sim de nos tornarmos um agente catalisador de mudanças positivas na região. Com essa nova etapa, o UNIFAA aspira a ser um vetor de mudanças transformadoras. Queremos inspirar não apenas intelectualmente, mas também motivar nossos alunos, professores e colaboradores a se envolverem ativamente no aprimoramento do ambiente ao seu redor. Juntos, podemos criar um impacto duradouro e construir um futuro mais promissor para todos. Estamos animados com a oportunidade de sermos agentes de transformação e construtores de um legado significativo em Resende.”

O Centro Universitário de Valença tem mais de 40 cursos no seu portfólio. Atua com cursos presenciais, semipresenciais e na educação digital, “mas sem perder o seu DNA de entender que a educação não é presencial e nem digital: a educação é o que fica”, conforme salientou Marcio, destacando ainda que o UniFAA é conceituado como o melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro.

Impacto regional

Em sua fala, o prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Diniz, manifestou o sentimento de alegria ao ver a Unidade Resende sendo inaugurada. Aproveitou um trecho do vídeo institucional apresentado na abertura da cerimônia, que citava que o UniFAA acredita em Resende, para reforçar que essa fala é um sinal de que o município está no caminho certo. E, ao analisar a chegada do centro universitário, afirmou que os benefícios terão impacto regional. “É claro que a gente sabe que a unidade não se restringe a Resende. A cidade faz fronteira com outros 14 municípios do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. Eu tenho certeza que essa unidade vai atender todas essas cidades nos próximos meses, gerando oportunidades para nossos jovens e adultos”, destacou o Prefeito.

Na sequência, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Sandro Ritton, também destacou o quão representante é a chegada do UniFAA à cidade. “Tê-los conosco hoje, começando essa jornada aqui, na nossa cidade, podem ter certeza que é muito prazeroso. O maior desafio nosso é saber se estamos no caminho certo. E todas as vezes que a gente se depara com situações assim, temos a certeza que sim.” Logo em seguida, representando o Espaço Agulhas Negras, Aluizio Antônio Diniz reforçou a satisfação ao ver a unidade do centro universitário sendo instalada no empreendimento e destacou a importância da disseminação do conhecimento.

A distância, mas próximo aos professores

A Pró-Reitora de Ensino Digital, Michele Rodrigues Hempel Lima, explicou que “os nossos cursos são a distância, mas próximos aos nossos professores, aos nossos tutores, que entram toda semana. Os alunos têm aulas online, o que possibilita continuarem trabalhando. Nossos cursos visam a democratização da educação. Acho que é isso que a gente mais quer: levar a educação para todo mundo. Alguns cursos precisam de aulas práticas. Por isso temos a Unidade Resende, para que alunos dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Arquitetura, cursos de Engenharia, entre outros, tenham essas aulas.”

Para conhecer todos os cursos oferecidos pelo Centro Universitário de Valença – UniFAA, acesse unifaa.edu.br