Saúde mental: seu bem-estar é prioridade!

Saúde mental: seu bem-estar é prioridade!

Saúde mental: seu bem-estar é prioridade!

Publicado em: 31/12/1969

Durante o período de pandemia que ainda vivemos, ficou mais evidente o quão importante é cuidar da nossa saúde mental. Viver em um cenário tão diferente do que estávamos acostumados fez nossos olhares se voltarem para nós e valorizar esse cuidado.

Esse assunto já passou por aqui antes. Recentemente o UNIFAA organizou o guia “Saúde Mental em Tempos de Coronavírus” como forma de alertar sobre esse tema.

Sabemos que existem várias formas de cuidar da saúde mental e alcançar o nosso bem-estar: fazer terapia, praticar ações de autocuidado no dia a dia e ter uma atividade física na rotina são só alguns exemplos. A lista de atitudes que podem contribuir para o nosso bem é enorme. Entretanto, você já parou para refletir como pequenas ações podem fazer a diferença? 

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, continue a leitura!

 

A importância dos pequenos hábitos 

Pode parecer que ações pequenas na nossa rotina não têm grande impacto na nossa saúde mental. Mas acontece que elas são fundamentais para construir um ambiente saudável e são para todos nós.

Muitas pesquisas já foram realizadas e constataram que atividades simples, quando entram em nossa rotina, contribuem para que a ansiedade seja diminuída e controlada. Com a mente tranquila, temos muito mais disposição para encarar os desafios. Por que é fato: a vida tem disso. Mas se estivermos bem, vamos saber lidar melhor com o que surgir. Por isso, nosso bem-estar deve ser uma prioridade!

Alguns comportamentos interferem bastante na nossa saúde mental, entretanto é possível prevenir que esses sofrimentos nos limitem no dia a dia. Nessas horas, é importante buscarmos hábitos que nos ajudem a cultivar uma vida saudável. 

 

As práticas nos levam à saúde

Como falamos anteriormente, especialistas já comprovaram que pequenas ações no nosso cotidiano fazem a diferença para a saúde mental. Que tal conhecer algumas delas e começar a praticar? 

  • Abrace os seus sentimentos

Tem dia que não estamos bem e nem conseguimos nos doar por inteiro para as tarefas do dia. Por mais que seja um sentimento ruim, reconhecê-lo e não se culpar por isso pode ajudar para que ele passe logo.

  • Cultive bons pensamentos

Longe de ser positividade tóxica, cultivar bons pensamentos pode te ajudar também. Além de trazer um alento para as ideias ruins que aparecem, essa atitude oferece alívio mental. Qual o pensamento bom do dia?

  • Exerça a gratidão

Já agradeceu por algo ou alguém hoje? A gratidão é uma daquelas coisas que aquece o coração e nos enche de alegria. Além disso, ela contribui com os vínculos interpessoais, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão. 

  • Descanse a mente

Ficar um tempo longe das redes sociais e das notícias pode ser benéfico para o nosso bem-estar. Às vezes somos tendenciosos em ver só aquilo que nos faz mal ou gera algum sentimento ruim. Se distanciar disso certamente vai fazer um bem enorme para a sua saúde mental.

 

Essas são só algumas ações práticas que você pode adotar para se cuidar. Qual outra atividade do dia a dia faz você se sentir bem?

 

E para ler mais sobre o assunto, é só acessar aqui e garantir o nosso guia sobre saúde mental.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Jogos 3VT deve reunir 2.500 estudantes de Medicina e injetar R$ 1,2 milhão na economia de Valença
22/05/2025

Jogos 3VT deve reunir 2.500 estudantes de Medicina e injetar R$ 1,2 milhão na economia de Valença

Projeto FAA PET Castração Itinerante chega a Barra Mansa para esterilizar gratuitamente 350 cães e gatos
19/05/2025

Projeto FAA PET Castração Itinerante chega a Barra Mansa para esterilizar gratuitamente 350 cães e gatos

Aula Magna de Direito aborda o Holocausto e uma lição não aprendida pela humanidade
14/05/2025

Aula Magna de Direito aborda o Holocausto e uma lição não aprendida pela humanidade