Projeto FAA PET celebra marca de sete mil castrações de cães e gatos em um ano
Publicado em: 30/09/2025
Mais de sete mil animais castrados em apenas um ano. Essa é a marca que o Projeto FAAPET – Castração Itinerante de Cães e Gatos acaba de alcançar. Até o último dia 26, foram realizadas, gratuitamente, 7.056 castrações: 3.924 em cães e 3.132 em gatos. O projeto teve início em outubro de 2024 e, desde então, percorreu 11 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro: Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Três Rios, Valença (incluindo os distritos) e Volta Redonda.
A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), sendo executada pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (CEPABS), e conta com recursos provenientes de emendas parlamentares do Deputado Federal Marcelo Queiroz e do Deputado Estadual André Corrêa. Para o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, “o Projeto FAA PET já transformou a realidade de milhares de famílias e animais. Mais do que números, cada uma das 7.056 castrações realizadas é um gesto de cuidado, saúde e responsabilidade com a nossa sociedade.”
A castração tem impacto direto na saúde das comunidades, pois é uma ferramenta de controle populacional de animais, ajudando a combater zoonoses e evitar abandonos. “O projeto tem como objetivo controlar a população de cães e gatos por meio da castração gratuita e acessível, incluindo exames pré-operatórios e medicação pós-cirúrgica, sempre com responsabilidade e cuidado. A castração previne abandonos, maus-tratos e doenças, beneficiando animais e a sociedade”, explica a Diretora do CEPABS, Ana Beatriz Rodrigues, que agradece aos parceiros: “Nada disso seria possível sem o apoio dos deputados Marcelo Queiroz e André Corrêa, grandes parceiros na causa animal e na saúde pública.”
Até o dia 3 de outubro, o Castramóvel do Projeto FAA Pet – Castração Itinerante de Cães e Gatos estará novamente em Valença, dessa vez no Centro da cidade: está estacionado no Jardim de Cima, e os atendimentos têm início às 8h. O Castramóvel é um trailer contendo todas as instalações e mobiliário necessários para as esterilizações. O espaço é estruturado com sala de tricotomia, sala de antissepsia/paramentação, sala cirúrgica e sala pós-cirúrgica. A equipe do projeto é composta por oito profissionais qualificados, incluindo sete médicos veterinários: um cirurgião, um anestesista, um patologista, dois clínicos gerais, o coordenador local e a gerente do projeto. Conta também com o apoio de um auxiliar de serviços gerais, um administrativo e um estagiário do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIFAA.
