Existe momento certo para iniciar uma graduação?

Existe momento certo para iniciar uma graduação?

Existe momento certo para iniciar uma graduação?

Publicado em: 31/12/1969

Existe momento certo para iniciar uma graduação?

Pensar nos planos para o futuro é uma exigência recorrente desde cedo: ainda na escola já é possível escutar os conselhos que indicam que é preciso decidir o que fazer da vida e qual profissão seguir.

Na prática, porém, é possível que haja percalços no caminho. Com as exigências da vida e as demandas que surgem, nem sempre idealizar uma carreira tão cedo tem resultados rápidos. Nesses casos em que os planos precisam ser postergados, é comum se perguntar se   a graduação ainda é um objetivo possível e se há, afinal, um momento certo para obter o desejado diploma.  

Entenda, a seguir, o que deve ser considerado para a resposta a essa pergunta!

 

Por que iniciar a graduação logo após o Ensino Médio?

A prática de emendar a graduação com a finalização do Ensino Médio é considerada comum por alguns motivos: 

 

  •  Continuação dos estudos 

Quando o aluno sai do Ensino Médio e parte logo para a universidade, há uma sensação de continuidade que permite que o aluno já esteja familiarizado com a rotina de estudos, já que a preparação para o vestibular em todo o Ensino Médio envolve a presença nas salas de aula e a dedicação com os livros também em casa. 

 

  •  Rotina facilitada 

Para alguns dos jovens que saem da escola, há maior facilidade em iniciar uma faculdade considerando que suas rotinas são adaptáveis, com poucas responsabilidades a cumprir, especialmente quando há apoio dos pais nesse sentido — o que pode facilitar inclusive a mudança de cidade para os estudos, por exemplo.

No entanto, sabemos que essa não é uma realidade 100% aplicável, visto que há casos em que há outras demandas a serem consideradas, com destaque para a necessidade de ajudar financeiramente a família. 

 

  •  Decidir a carreira ainda cedo para iniciar logo a vida profissional 

No Ensino Médio, há ainda uma certa pressão sobre os alunos para que decidam o curso e, consequentemente, a profissão que desejam seguir de modo a iniciar a formação profissional o quanto antes.

É verdade que a construção de uma carreira pode exigir alguns anos de vivência profissional, e isso pode inclusive ajudar a chegar aos lugares almejados profissionalmente.

Porém, é preciso reconhecer também que, muito frequentemente, a pouca idade, maturidade e vivência dos jovens ainda no Ensino Médio podem dificultar bastante a tomada de uma decisão tão importante e duradoura. Isso significa que, apesar de haver vantagens, nem sempre tomar essa decisão tão cedo será a garantia de uma escolha certeira para o jovem.

 

“Não comecei a graduação após o Ensino Médio. Ainda vale a pena?”

Você viu até aqui que há algumas razões que costumam justificar a visão de iniciar uma graduação logo após o Ensino Médio, mas nem sempre a realidade é essa. Seja pela necessidade de começar a trabalhar ou por outras responsabilidades que surgem no percurso, o desejo de entrar na universidade pode acabar sendo adiado.

Mas para esses casos, a dúvida “Ainda dá tempo de começar uma graduação?” tem uma resposta simples: SIM!  E os esforços valerão a pena. Entenda o porquê: 

 

  •  As universidades se adaptaram 

Foi-se o tempo em que as universidades voltavam seus olhares somente aos jovens saídos do Ensino Médio. À medida que a realidade da busca pelas graduações se ampliou a um público mais misto, como ocorrido nos últimos anos, as instituições passaram a remodelar seus modelos curriculares e até o posicionamento para se adaptarem às novas demandas de seu público.

Dessa maneira, as universidades mais atualizadas e modernas estão abertas para receber alunos em diferentes realidades e momentos de vida, oferecendo facilidades como modelos de ensino a distância (EAD), flexibilidade de horários e cursos em modelos mais enxutos (como é o caso dos tecnólogos).

Se você enxerga barreiras na hora de visualizar a entrada em uma universidade, vale conversar com diferentes instituições para conhecer os modelos de ensino oferecidos. Você pode se surpreender com a descomplicação de todo o processo!

 

  •  É possível se organizar e se adaptar 

Visto que as instituições de ensino já estão adaptadas para receber alunos de forma inclusiva,  organizar-se para conseguir conciliar a graduação com as responsabilidades do dia a dia ficou bem mais fácil.  

Em primeiro lugar, é possível encontrar hoje graduações em horários que permitem levar uma rotina de trabalho — mesmo em modalidades presenciais ou semipresenciais, a depender do curso. Dessa maneira, basta organizar a semana para que seja possível dedicar um momento para os estudos, como as noites.

Além disso, com relação à retomada dos estudos, a lógica é a mesma: com dedicação, organização e foco, fazer uma graduação independente da fase da vida é totalmente possível. O ritmo de estudos é apenas uma questão de costume: a sensação de estar “enferrujado(a)” acontece apenas nos primeiros dias. Na medida em que a prática se insere na rotina, é possível tirar de letra.

 

  •  As oportunidades compensam 

Sem dúvidas, o ponto de vista mais importante para avaliar a decisão de iniciar uma graduação é o retorno profissional e pessoal que será possível obter. E nesse sentido,  os esforços compensam!

 

O conhecimento técnico, o networking e as experiências adquiridas por meio de

uma graduação geram oportunidades diferenciadas para o crescimento no

mercado de trabalho. Para quem deseja alcançar lugares maiores

profissionalmente, esse é um passo garantido para o sucesso!

 

O momento certo é o seu!

Com as novas oportunidades oferecidas pelas instituições e o objetivo pessoal de crescimento profissional, ficou claro que   o momento ideal para iniciar uma graduação é você quem decide  , certo?

Para desmistificar alguns medos e sentir mais segurança para decidir por onde seguir, pesquise com calma e converse com as instituições mais interessantes para você. Com certeza, há uma solução ideal e possível!

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

FAA é a décima sexta melhor empresa fluminense para trabalhar e está com vagas abertas
01/08/2025

FAA é a décima sexta melhor empresa fluminense para trabalhar e está com vagas abertas

Centro Universitário UNIFAA recebe edição 2025 da Fomenta – Feira de Negócios
22/07/2025

Centro Universitário UNIFAA recebe edição 2025 da Fomenta – Feira de Negócios

Estudantes do UNIFAA representam o Estado do Rio de Janeiro no Projeto Rondon
16/07/2025

Estudantes do UNIFAA representam o Estado do Rio de Janeiro no Projeto Rondon