Estudantes aprovam qualidade dos cursos do UniFAA

Publicado em: 01/12/2022

Mercado de trabalho, empreendedorismo, Microempreendedor Individual (MEI), tecnologia, startup, etc. São muitas as palavras que circulam no meio universitário atualmente e que mostram os caminhos que as carreiras estão tomando, sejam as mais tradicionais ou as novas que surgem com o avanço tecnológico. E o que pensam os estudantes que estão se preparando para atuar na carreira que escolheram?

Um levantamento da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do Centro Universitário de Valença (UniFAA) ouviu 1.135 alunos de todas as graduações. E a maioria (93,4%) dos entrevistados considera que para ter uma carreira de sucesso é preciso fazer a diferença na sociedade.

A busca por uma profissão que traga, além de renda, satisfação de pertencer a um grupo da sociedade, e contribuir para que ela continue evoluindo, é algo mais presente na vida de muitos graduandos. É a visão de que cada um pode, por meio de sua vocação, sua profissão, tornar o bairro, a cidade, o país melhor para as futuras gerações.

A pesquisa feita com alunos dos cursos Prime Act (presenciais), Prime Act On (semipresenciais) e Prime On (ensino a distância) do UniFAA mostra também que a busca pelo “porto seguro” em relação à estabilidade financeira tem recebido atenção. Ter um emprego que traga uma renda confortável é aprovado por 81,5%.

Empreendedorismo

Essa tão sonhada estabilidade que muitos desejam pode ser conquistada também pelo caminho do empreendedorismo. O mesmo levantamento mostra que para 59,3% dos alunos ouvidos, ter um negócio próprio e que seja rentável é uma opção considerada de sucesso para a carreira.

É um caminho que chama a atenção pelos ganhos: R$ 420 bilhões por ano gerados pelos pequenos negócios, aponta pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgada em julho deste ano. São R$ 35 bilhões por mês, sendo R$ 11 bilhões somente de MEIs (Microempreendedores Individuais).

São números que saltam aos olhos e chamam a atenção de quem pensa em empreender. Sem falar no fato de que os jovens estão tendo acesso a mais informações e sendo incentivados cada vez mais a descobrir o lado empreendedor já durante a formação.

No UniFAA, o empreendedorismo é trabalhado desde a estrutura da instituição. Um exemplo é o Pitch Day com HRTechs (startups ou empresas que criam soluções para Recursos Humanos) – evento realizado pela área de Inovação e Novos Negócios do UniFAA, que aproximou a instituição de soluções para gestão de pessoas.

Tecnologia

O fato é que a tecnologia está cada vez mais presente no mercado de trabalho, seja qual for a profissão escolhida. Médicos ganham novos recursos para realizar cirurgias, por exemplo. Empresas otimizam o trabalho e aumentam seus faturamentos com novos aplicativos e equipamentos. Startups surgem e evoluem com as demandas da sociedade.

Esse impacto gerado pelas mudanças provocadas pelas novas tecnologias é algo que os universitários estão atentos e consideram importante durante a formação. Para 93,9% dos estudantes entrevistados, a tecnologia é uma realidade e influencia a carreira profissional.

Essa realidade influenciadora retratada pelos universitários pode ser atrelada ao fato de que grande parte dos universitários faz parte da chamada geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), atraída pela velocidade com que a tecnologia avança, sendo capaz de modificar as profissões.

Formação de qualidade

E como oferecer uma formação que atenda cada vez mais com qualidade e acompanhe as mudanças tecnológicas, seja para quem quer fazer a diferença, ter estabilidade financeira, ou abrir a própria empresa? No UniFAA você encontra a resposta.

O levantamento com os alunos do UniFAA aponta um índice de satisfação de 94,4% com o curso escolhido, ou seja, os universitários optaram e acertaram na carreira que desejam seguir. E os cursos oferecidos pelo Centro Universitário de Valença foram reconhecidos entre os melhores do Brasil pelo Ministério da Educação (MEC).

O reconhecimento da qualidade do ensino também vem daquele que está no centro de todo o investimento feito pela instituição: o estudante. A pesquisa da CPA mostra que 83,9% dos universitários entrevistados estão satisfeitos com a formação oferecida pelo Centro Universitário de Valença.

Esse resultado é fruto de cooperação, acolhimento, universalização do ensino, desenvolvimento permanente, além de responsabilidade socioambiental. Tudo isso reflete em uma educação que transforma e prepara esses futuros profissionais para que eles possam seguir e realizar seus sonhos.