3º Encontro Regional da Atenção Primária à Saúde discute modelo de cuidado no país
Publicado em: 30/10/2026
Valença (RJ) receberá, no próximo dia 5, o 3º Encontro da Atenção Primária à Saúde, que terá como tema “Diálogo e Integração: Conduzindo a Transformação da Atenção Primária à Saúde no novo modelo de cuidado”. O evento é promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Integral à Saúde (CEPAIS), mantido pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), e acontecerá das 8h30 às 13h, no Teatro UNIFAA. A iniciativa reunirá gestores municipais, profissionais da saúde, docentes e estudantes em um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de estratégias voltadas ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) na região Sul Fluminense e Médio Paraíba.
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, as pessoas interessadas devem acessar o seguinte endereço eletrônico: encontro-aps.faa.edu.br. Entre os temas que estarão em pauta estão o monitoramento de indicadores, a qualificação dos serviços e os desafios relacionados ao novo modelo de cuidado adotado no país. Um dos destaques da programação será a participação da Secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas. A presença da representante do Governo Federal contribuirá para ampliar o debate sobre os avanços, desafios e perspectivas da APS no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Diretora do CEPAIS, Ana Beatriz Reis, “o encontro tem como propósito aproximar gestão, serviços, academia e territórios, promovendo a integração entre atores que atuam na rede de atenção à saúde. A expectativa é que as discussões favoreçam a construção de práticas cada vez mais resolutivas, humanizadas e alinhadas às necessidades das comunidades.” Ainda de acordo com Ana Beatriz, a APS “desempenha papel estratégico na organização dos sistemas de saúde, sendo responsável pela coordenação do cuidado e da promoção de ações de prevenção, acompanhamento e promoção da saúde da população.”
Na visão do Presidente da FAA, José Rogério Neto, o encontro também é uma oportunidade de desenvolvimento para os estudantes do Centro Universitário UNIFAA: “o 3º Encontro da Atenção Primária à Saúde é uma oportunidade de valorizar nossos profissionais, compartilhar experiências e fortalecer a qualidade do cuidado à população. A Atenção Primária também é um cenário extraordinário para o aprendizado dos nossos estudantes, que vivenciam as necessidades das comunidades e desenvolvem competências técnicas e humanas ao lado das equipes. Essa integração entre ensino, serviço e comunidade fortalece a formação de profissionais mais preparados e comprometidos com as pessoas. Para a FAA, cuidar e ensinar são compromissos que se complementam e transformam vidas.”
Serviço
3º Encontro da Atenção Primária à Saúde
Data: 5 de novembro (quinta-feira)
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Teatro do Centro Universitário UNIFAA
Endereço: Rua Sargento Vitor Hugo, nº 161, Bairro de Fátima, Valença
Inscrições: encontro-aps.faa.edu.br
