EAD ou Presencial? Como escolher uma modalidade?

Para escolher um curso de graduação, é preciso entender bem as diferenças entre a modalidade de Ensino a Distância (EAD) e a presencial. A melhor escolha é individual e depende de fatores relacionados ao tempo disponível, organização e, claro, qualidade de ensino. Entenda! 

 

 

Obter uma graduação é um passo importante para quem deseja ampliar as possibilidades de crescer profissionalmente. E não pense que se trata de uma oportunidade limitada para quem acabou de sair do Ensino Médio e precisa decidir seu futuro - hoje, a educação superior já se moldou para atender a diferentes perfis e mesmo quem já se encontra no mercado de trabalho e tem pouca disponibilidade de tempo livre no dia a dia pode conseguir seu diploma.

Utilizando as vantagens da tecnologia para a transmissão de informações de forma rápida e prática, o Ensino a Distância - também conhecido como EAD - tornou o cenário do Ensino Superior mais amplo, flexível e acessível. 

Leia mais: O que é EAD? Como funciona a modalidade de Ensino a Distância?

 

Mas se por um lado a modalidade EAD trouxe mais possibilidades,

também tornou necessária uma avaliação mais detalhada na hora de

escolher o curso superior. Como saber se vale mais a pena optar por um

curso de graduação a distância (EAD) ou presencial?

O que deve pesar nessa decisão?

 

De antemão, é preciso saber que os principais critérios de decisão devem ser avaliados caso a caso - ou seja, não tem resposta pronta, mas sim a ideal para você. 

 

Aqui estão alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração para escolher entre uma graduação EAD ou presencial:

 

Considere sua disponibilidade de tempo e rotina

Para o estudante, a principal diferença prática entre uma graduação EAD ou presencial está na rotina que será construída ao longo dos anos do curso.

Como você já deve saber, um curso presencial é composto por períodos com diferentes disciplinas que envolvem aulas e avaliações, todas ocorridas no espaço da universidade. Os cursos são disponibilizados de forma a ocupar, geralmente, ao menos um turno do dia, o que exige disponibilidade do aluno para frequentar as aulas.

No caso de uma graduação EAD, também há a divisão por períodos e disciplinas, mas a necessidade de frequentar um espaço físico é substituída por aulas totalmente online, disponibilizadas em uma plataforma virtual de ensino da instituição. 

 

Ao contrário de um curso presencial, no EAD as aulas podem ser

assistidas conforme o aluno desejar, nos horários que forem melhores

para ele. Ou seja: o aluno tem aulas e tarefas/atividades a cumprir até

determinado prazo, mas a sua rotina é flexível, conforme suas necessidades.

 

É por conta dessa diferenciação que a disponibilidade de tempo é um fator importante para escolher entre um curso EAD ou presencial. 

Para quem tem rotinas corridas, por exemplo, o EAD é a possibilidade de

fazer uma graduação adaptando os estudos nas horas disponíveis, sem

precisar estar presente todos os dias na universidade.

 

Saiba mais sobre a rotina do EAD

 

Avalie sua capacidade de desenvolver organização e autonomia

Seja qual for a modalidade de ensino escolhida, um estudante universitário precisa ter dedicação e foco nos estudos para adquirir os conhecimentos buscados e completar com sucesso sua graduação. Nada de empurrar com a barriga um período tão importante!

No caso do EAD, o aluno deve considerar também que o sucesso nos estudos dependerá, em boa parte, da capacidade de planejamento e disciplina necessária para organizar sua rotina de forma a encaixar as aulas, atividades e tarefas diárias de maneira equilibrada. Afinal, não há obrigação de ir até a universidade todos os dias e assinar a lista de presença das aulas, como nos cursos presenciais.

Mas cabe lembrar que não se trata de nenhuma missão impossível: as habilidades de organização e autonomia podem ser desenvolvidas com o tempo, o que acontece com a maior parte dos alunos que ingressam no EAD. 

 

Basta ter a consciência de que é necessário montar e manter uma rotina,

para não perder o controle sobre as tarefas.

 

Preciso entender de tecnologia?

Ao ouvir que um curso EAD acontecerá de forma online, há quem pense logo que não tem chances de se adaptar pois não “entende muito de internet”. Calma: você não precisa ser um expert da tecnologia. 

Os ambientes virtuais criados como espaço para a transmissão de ensino prezam, em geral, pela simplicidade, justamente para tornar todo o processo de aprendizagem mais intuitivo e dinâmico. Por isso, qualquer pessoa que tenha o conhecimento básico para acessar a internet, entrar em sites e assistir a vídeos poderá se adaptar a uma rotina de EAD. 

De fato, até mesmo os cursos presenciais têm incluído em seus modelos de aprendizagem as possibilidades da tecnologia para tornar o ensino mais adaptado à realidade atual; portanto, essa não deve ser uma preocupação no topo da lista de critérios para sua escolha.

 

 

Conheça instituições e modelos, sempre priorizando qualidade de ensino

As principais diferenças entre graduações EAD e presenciais são bastante simples de entender e, até aqui, já foram esclarecidas. No entanto, há um fator determinante na escolha do curso de graduação ideal para você: a escolha da instituição de ensino.

 

Para facilitar sua escolha, cheque os seguintes critérios:

  • Reconhecimento junto ao MEC: considere somente instituições devidamente regulamentadas pelo MEC e pesquise sobre a nota recebida pelo órgão, que considera os critérios mais importantes para a qualidade de uma instituição de ensino, tanto presencial quanto EAD;

  • Conheça a metodologia do presencial e do EAD: muitas instituições de ensino oferecem cursos em ambas as modalidades. Dedique tempo para conhecer detalhadamente a metodologia de cada um e encontrar o modelo que mais se adapta aos seus interesses e necessidades;

  • Valorize interatividade e apoio de corpo docente: para quem está considerando o EAD, é indicado também conhecer como a instituição se preocupa em fornecer apoio e interatividade com professores/tutores. Mesmo à distância, receber orientação e suporte de uma equipe capacitada será um diferencial para o sucesso do aluno no curso;

  • Avalie proximidade, mesmo no EAD: as instituições que ofertam EAD podem solicitar a presença em Polos de Apoio Presencial para o cumprimento de determinadas atividades. Por isso, é importante conhecer previamente e saber se há um polo presencial viável para você.

 

Para escolher o modelo de graduação ideal para você, o segredo está, portanto, em pesquisar bastante e tomar uma decisão baseada nos critérios mais importantes para os seus objetivos e estilo de vida.

 

Está interessado(a) em fazer um EAD?

Conheça os mais de 20 cursos EAD UNIFAA, o Melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro: 

 

Acesse clicando aqui

 

 

Notícias Relacionadas

Quais são os cursos EAD UNIFAA?
25/05/2020

Quais são os cursos EAD UNIFAA?

Como escolher meu curso de graduação EAD? Confira 5 dicas
25/05/2020

Como escolher meu curso de graduação EAD? Confira 5 dicas

Eu posso fazer EAD? Descubra o que é preciso para estudar na modalidade de Ensino a Distância
25/05/2020

Eu posso fazer EAD? Descubra o que é preciso para estudar na modalidade de Ensino a Distância