Como escolher o melhor curso de Medicina?

Como escolher o melhor curso de Medicina?

Como escolher o melhor curso de Medicina?

Publicado em: 27/01/2023

Como escolher o melhor curso de Medicina?

 

Ninguém pode negar que a Medicina é uma missão — são longos anos de formação seguidos por uma prática profissional repleta de desafios e responsabilidades, sempre realizados com o propósito de cuidar do próximo.

Mas o que é preciso lembrar é que a seriedade que deve ser dada à formação em Medicina se dá ainda nos primeiros passos, na escolha da instituição de ensino que fornecerá o conhecimento teórico e prático necessário para a profissão.

A lógica é bastante simples: médicos de excelência se formam com ensino de excelência. Porém, com tantos cursos de Medicina disponíveis pelo país, como identificar a melhor oportunidade para a sua formação?

Essa questão deve ser respondida com base em alguns critérios relativos às instituições que oferecem o curso de Medicina e à própria qualidade do curso.

Continue a leitura para conhecer os principais deles!

 

  Qualidade de ensino comprovada  

Seja qual for o curso de interesse, a escolha por uma instituição de Ensino Superior deve ser embasada na verificação da regularidade da universidade junto aos órgãos competentes e, ainda, da qualidade oferecida pela instituição em diferentes critérios. Especialmente para o curso de Medicina, a avaliação de todos esses critérios é primordial para garantir uma formação segura e de qualidade.

O credenciamento das instituições de ensino é feito e publicado pelo Ministério da Educação (MEC), e pode ser consultado no site do órgão. Esse é o primeiro passo para considerar uma universidade para estudar, já que é ele que garante a validade do diploma oferecido.

Mas além do credenciamento, o MEC realiza também a   avaliação das instituições de ensino e seus cursos   por meio de dois indicadores de qualidade, que recebem pontuações de 1 a 5:

Conceito Preliminar de Cursos (CPC) — Considera os métodos pedagógicos, corpo docente, infraestrutura e nota do Enade de cada curso;

Índice Geral de Cursos (IGC) — Analisa toda a instituição, com base na nota dos 3 últimos CPCs, número de estudantes matriculados e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).

Quando o assunto é Medicina, a regra é sempre mirar para o alto nos dois índices, priorizando as instituições com pontuações entre 4 e 5. Essa é a segurança de estar investindo em um curso capaz de atestar sua qualidade em todos os critérios considerados pelo MEC.

RECONHECIMENTO NACIONAL: em 2016, o UNIFAA foi eleito

pelo MEC como TOP 3 Melhores Cursos de Medicina do Brasil e

o MELHOR Centro Universitário do Rio de Janeiro!

 

 

  Grade curricular atualizada e metodologia eficiente  

Nas suas pesquisas e conversas sobre o curso de Medicina, você já deve ter visto que ele se trata de um curso mais longo que o usual, o que implica em uma grade curricular um pouco mais complexa. 

Dada a complexidade da jornada de ensino, avaliar a matriz curricular das universidades é importante para que você conheça a estruturação do curso oferecida pela instituição, principalmente para confirmar que estejam alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina e, claro, às suas expectativas.

Fatores como a organização da grade em eixos, a distribuição da carga horária e a variedade de disciplinas eletivas podem se tornar diferenciais entre uma instituição e outra — por isso, repare bem!

Junto à matriz curricular, a avaliação da metodologia adotada pela universidade tem um grande peso sobre a eficiência na transmissão do ensino para os alunos. Sua pesquisa deve responder às seguintes perguntas:

 

A instituição oferece uma metodologia flexível, atraente, motivadora e equilibrada entre teoria e prática?

Há incentivo para atividades fora da sala de aula, como seminários, eventos, estudos de caso, iniciação científica e demais atividades extracurriculares?

Os métodos pedagógicos usados são inovadores e com visão planejada para o futuro?

 

 

  Corpo docente de excelência  

Em um curso como o de Medicina, o apoio e o contato com os professores é o que faz a diferença para uma experiência acadêmica realmente proveitosa. Sabe por quê?

Em primeiro lugar, porque há muito conteúdo para aprender e assimilar ao mesmo tempo, e   a qualidade na transmissão do conhecimento influencia diretamente no aprendizado.   E em segundo porque um corpo docente disponível, acolhedor e próximo dos alunos facilita bastante a jornada do estudante ao longo dos anos, especialmente nas fases mais difíceis.

Por esses motivos, dedique-se a conhecer o corpo docente das instituições de ensino, seja perguntando nas universidades, conversando com ex-alunos e pesquisando em plataformas como o Lattes.

 

  Infraestrutura completa e localização facilitada  

Depois que você começar o curso de Medicina, a universidade se tornará praticamente sua segunda casa. E é claro que você quer tudo que ela pode oferecer de melhor, certo? Afinal, uma boa infraestrutura fará toda a diferença na sua experiência ao longo do curso.

Na avaliação da localização, é necessário considerar:

Facilidade de acesso;

Segurança da região, do espaço físico e entorno;

Mobilidade: estacionamento, pontos de ônibus.

Com relação à infraestrutura, avalie:

Espaço do campus e opções de acomodação e facilidades para o aluno;

Salas de aula confortáveis, modernas e em bom estado de conservação;

Laboratórios atualizados e bem cuidados, com tecnologias e estruturas para atender às diferentes disciplinas;

Biblioteca com infraestrutura e bom acervo;

Infraestrutura própria para o curso de Medicina: laboratórios específicos, hospitais e ambulatórios, centros de simulação e materiais de apoio (como bonecos para as práticas).

 

 Dica bônus: Além de ouvir o que a instituição tem a dizer sobre seu espaço, considere fazer uma visita real ou virtual ao campus, para atestar tudo que é prometido e até sentir como é sua identificação com o ambiente. 

 

Faça um tour virtual pelo Campus Saúde do UNIFAA

 

  Opinião dos alunos e egressos  

Quando você quer saber a realidade de uma experiência ou serviço, nada melhor do que ouvir diretamente de quem passou por eles, certo? Para os cursos superiores, é a mesma coisa.

Para conhecer de verdade como é o dia a dia e a vivência do curso de Medicina que anda pesquisando, vale vencer a timidez e iniciar conversas com alunos e egressos que passaram por ele. Você vai encontrar com facilidade essas pessoas reunidas em grupos de Facebook, Whatsapp e até nas próprias redes sociais das universidades.

Sabe todos os pontos que você viu nas suas pesquisas? Pergunte se eles estão valendo na prática e sob o olhar de cada pessoa com quem conversar. Esses feedbacks lhe possibilitarão chegar o mais perto possível da experiência real de fazer o curso!

 

  Condições e financiamentos  

Você já deve estar ciente de que o curso de Medicina em universidades particulares exige um bom planejamento financeiro, dados os custos envolvidos nas mensalidades e materiais necessários ao longo das disciplinas.

Por isso, os aspectos financeiros não podem ser ignorados na hora da escolha da instituição e devem, inclusive, ser conversados abertamente junto aos familiares e à própria universidade, para conhecer possíveis modelos de financiamento e facilidades no pagamento das mensalidades.

O que você deve considerar, no final das contas, é o custo-benefício de investir no curso: de nada adianta optar apenas por economia se a qualidade de ensino oferecida no curso não cumprir todos os requisitos necessários. Nesse caso, é válido encontrar uma opção com valor razoável e que atenda às expectativas que você procura para uma formação de excelência.

 

Agora que você listou alguns dos principais fatores para levar em consideração na escolha do curso de Medicina, basta seguir as dicas e avaliar as opções perto de você.

E lembre-se: essa decisão impactará diretamente o seu futuro. Valorize-a!

 

Conheça o curso de Medicina do UNIFAA

 

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

[EAD] Preciso trabalhar para estudar!  É possível conciliar uma graduação com o trabalho?
15/12/2021

[EAD] Preciso trabalhar para estudar! É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

ENEM, vestibular presencial ou redação online? Como ingressar na sua primeira graduação
01/02/2023

ENEM, vestibular presencial ou redação online? Como ingressar na sua primeira graduação

Convênio COAPES com Barra do Piraí
20/12/2022

Convênio COAPES com Barra do Piraí