Como escolher meu curso de graduação EAD? Confira 5 dicas

Com o aumento da oferta de cursos EAD, critérios de qualidade e facilidade para o aluno precisam ser levados em consideração. Saiba como avaliar suas opções!

A busca por maior flexibilidade para a realização da graduação e ainda valores mais acessíveis resultou em um crescimento notável da modalidade EAD no Brasil: segundo o Censo EAD.BR, o número de matriculados na modalidade saltou de cerca de 528 mil em 2009 para mais de 2,3 milhões em 2018.

É fácil entender esses números, já que o EAD ampliou as possibilidades de realizar uma graduação com o auxílio das facilidades da tecnologia, em modelos online adaptáveis a diferentes rotinas e a mesma qualidade de cursos presenciais.

Leia também: O que é EAD? Como funciona a modalidade a distância?

 

Por outro lado, cresce também a oferta de cursos de graduação a distância pelas instituições de ensino, segundo os números apontados pelo Censo. Como resultado, se quem procura uma graduação EAD passa a ter mais opções na hora de realizar a desejada graduação, precisa também redobrar a atenção na hora da escolha. Afinal, quando se trata de obtenção de conhecimento técnico, não basta escolher por preço. 

 

Há uma série de critérios que podem orientar a decisão por um curso e

instituição. Preparamos um checklist com as principais etapas

para escolher bem sua graduação EAD!

 

1 - Pesquise junto ao MEC

O primeiro passo para atestar a qualidade de um curso superior é o credenciamento da instituição junto ao MEC (Ministério da Educação), pois é ele que garante a validade do diploma obtido ao final do curso. O MEC também faz o reconhecimento dos cursos disponibilizados, de forma individual.

A avaliação e reconhecimento feitos pelo órgão são definidos por uma série de indicadores, como:

  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC);

  • Conceito Institucional (CI);

  • Conceito Preliminar de Cursos (CPC);

  • Conceito no Enade.

Os indicadores são apresentados por meio de notas, que se tornam excelentes ferramentas na hora de pesquisar uma instituição de ensino para fazer o seu curso.

 UNIFAA nota 5 (MEC) 

2 - Conhecer o modelo pedagógico

Depois de avaliar o conceito da instituição e do curso de interesse segundo o MEC, é importante conhecer também o modelo pedagógico adotado, que tem relação com os métodos utilizados para a transmissão do conteúdo para o aluno.

Há algumas questões que podem e devem ser levadas em consideração:

  • Metodologia de ensino: a metodologia indica as principais técnicas e ferramentas valorizadas para a absorção do conhecimento, que podem seguir diferentes linhas, especialmente no modelo à distância, que é bastante adaptável. 

Em um aprendizado a distância, metodologias que estimulem a autonomia do aluno e sua participação ativa são fundamentais para mantê-lo conectado à rotina de aulas e atividades em casa;

  • Material didático: no ensino a distância, é possível explorar diferentes meios para a aprendizagem, como vídeos, apresentações, e-books, textos, videoconferências, podcasts, entre diversos outros. A versatilidade de recursos e formatos de aula ajuda a tornar os conteúdos mais dinâmicos e atrativos, tornando-se um diferencial importante;

  • Métodos de avaliação da aprendizagem: Nos cursos EaD, boa parte do acompanhamento da aprendizagem é feita por meio de avaliações, que costumam ser uma junção de atividades e provas, incluindo etapas presenciais. As atividades avaliativas realizadas ao longo das disciplinas são tão importantes quanto as provas finais, já que esse é o principal método de atestar a assimilação do conteúdo a distância. 

 

UNIFAA acredita no modelo learn by doing (aprender fazendo)

 

3 - Confira a matriz curricular do seu curso 

Conhecer as matérias a serem lecionadas em seu curso pode te dar ainda mais segurança na escolha, pois através da matriz curricular é possível ter uma visão geral de toda a trajetória da sua formação e as temáticas trabalhadas em sua graduação EaD. 

 

4 - Valorize a estrutura oferecida pela instituição

As possibilidades de interação entre alunos e professores/tutores oferecidas pela plataforma e a disponibilização dos conteúdos em diferentes formatos são pontos fundamentais para a construção de experiências estimulantes, descomplicadas e dinâmicas para a construção do conhecimento. Priorize instituições de ensino que valorizem tais experiências!

 

5 - Conheça a variedade e qualidade dos Polos de Apoio Presencial

Ainda que a maior parte da jornada de aprendizagem aconteça de forma online, as instituições credenciadas para o EAD devem oferecer também unidades físicas para atividades operacionais e administrativas, chamadas de Polos de Apoio Presencial.

Os Polos de Apoio Presencial são utilizados para a realização de determinadas etapas da avaliação do aluno, como atividades, aulas práticas, defesas de trabalhos de conclusão do curso, entre outras. Além disso, podem funcionar para o apoio administrativo, oferecendo atendimento ao aluno em questões práticas como pagamentos, matrículas etc.

Por esse motivo, para um aluno EAD, a qualidade das instalações físicas oferecidas e a facilidade de acesso são diferenciais importantes a serem considerados. 

Instituições que se preocupam em disponibilizar polos de apoio presencial de forma distribuída, acessível e com infraestrutura de qualidade certamente devem ser priorizadas. Durante a rotina do EAD, essa facilidade será sentida em diversos momentos.

 

Está pronto para escolher seu curso de graduação EAD?

Agora que você já sabe quais critérios avaliar, está na hora de fazer sua escolha. Que tal conhecer todos os cursos EAD disponíveis no UNIFAA? 

O Melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro, com conceito máximo no MEC, reúne ambiente de aprendizagem interativo, modelo pedagógico flexível e autônomo, com conteúdo liberado de acordo com o progresso do aluno e avaliações agendadas, além de Polos de Apoio Presencial perto de você.

 

Conheça os mais de 20 cursos EAD UNIFAA, o Melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro: 

Acesse clicando aqui

 

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona um curso superior EAD, temos mais um conteúdo exclusivo cheio de respostas. Acesse:

 

Notícias Relacionadas

UNIFAA obtém avaliação máxima do MEC para o curso de Direito na modalidade a distância
12/07/2022

UNIFAA obtém avaliação máxima do MEC para o curso de Direito na modalidade a distância

Quais são os cursos EAD UNIFAA?
25/05/2020

Quais são os cursos EAD UNIFAA?

Eu posso fazer EAD? Descubra o que é preciso para estudar na modalidade de Ensino a Distância
25/05/2020

Eu posso fazer EAD? Descubra o que é preciso para estudar na modalidade de Ensino a Distância