Barra do Piraí e FAA iniciam atendimento materno-infantil no novo Centro de Especialidades
Publicado em: 28/01/2026
A diarista Ana Paula Venâncio foi a primeira pessoa atendida no Centro de Especialidades de Barra do Piraí, que começou a funcionar na manhã desta terça-feira, 27. “Adorei o atendimento. A médica foi simpática, me atendeu bem e tirou minhas dúvidas. Ela me deixou bem confortável para conversar”, comentou Ana Paula, já na torcida para fazer todo o pré-natal no novo espaço, reflexo do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) estabelecido entre a Prefeitura de Barra do Piraí, através da Secretaria de Saúde, e a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), responsável por reformar o imóvel e prestar atendimento à população. Serão realizados 120 atendimentos semanais na atenção materno-infantil.
A Prefeita Katia Miki afirmou que o Centro de Especialidades simboliza um novo momento da saúde pública em Barra do Piraí, marcado por parcerias, ampliação de serviços e mais cuidado com quem mais precisa. “Desde que a FAA iniciou o trabalho em Barra do Piraí, vivemos um divisor de águas na saúde. Ampliamos a cobertura, melhoramos a Atenção Primária e hoje colhemos os frutos dessa parceria. As crianças e as mulheres são prioridade absoluta para nós, e esse Centro vem para complementar a rede de cuidado.”
A atuação da FAA acontece por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Integral à Saúde (CEPAIS), que já fazia a cogestão da Atenção Primária à Saúde na cidade. E os resultados não poderiam ser melhores. “Por meio do COAPES, saímos de 11 postos de saúde para 23 e ultrapassamos a barreira de 130 mil atendimentos em 2025, colocando a Atenção Primária de Barra do Piraí entre as melhores do Estado. Esse é um trabalho que ninguém faz sozinho. A gente faz colaborativamente”, afirma o Presidente da FAA, José Rogério Neto. Ainda de acordo com o gestor, o Centro de Especialidades trará benefícios diretos à população e será um importante cenário de prática para os estudantes do UNIFAA, principalmente do curso de Medicina.
O Secretário de Saúde e Vice-prefeito, Cristiano Almeida, ressaltou que o novo espaço é fruto de planejamento e de uma política voltada à integração da rede de atendimento. “Esse Centro é resultado de muito trabalho e diálogo entre a brilhante equipe da FAA, comandada pelo presidente José Rogério, e todo o nosso corpo técnico, formado por profissionais comprometidos com a saúde da população de Barra do Piraí. Essa conquista passa a integrar a atenção básica de maneira totalmente especializada, garantindo mais acesso e mais qualidade no atendimento, acolhimento e acompanhamento de nossas crianças, mulheres e gestantes.”
De acordo com a Diretora do CEPAIS, Ana Beatriz Rodrigues, trata-se de um marco para a saúde do município. “A inauguração do Centro de Especialidades é um marco importante para Barra do Piraí, ampliando a assistência em saúde materno-infantil, com atendimentos em pré-natal de baixo risco e pediatria. O espaço conta com seis consultórios, salas de procedimentos, vacinas, reuniões e uma recepção preparada para acolher a população com qualidade e humanização. Sabemos que a cobertura da Atenção Primária no município ainda não é total e, por isso, esse trabalho vem sendo desenvolvido com cautela e planejamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, fortalecendo a integração entre os níveis de atenção sem prejuízo aos indicadores da atenção primária”, disse, acrescentando: “tenho certeza de que esta será mais uma parceria de sucesso, construída com método e propósito, porque acreditamos que, se vale a pena ser feito, tem que ser bem-feito.”
O agendamento das consultas pediátricas será feito nas UBSs dos bairros; nos locais que não possuem unidades de referência, o agendamento e o atendimento ocorrerão diretamente no Centro de Especialidades. O pré-natal de baixo risco deve ser referenciado por UBS ou pela Casa de Saúde da Mulher. O Centro de Especialidades funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os atendimentos em Pediatria ocorrerão às quartas, quintas e sextas-feiras, enquanto os atendimentos em Ginecologia e Obstetrícia serão realizados às segundas, terças e sextas-feiras. As gestantes de baixo risco, até a 28ª semana de gestação, serão acompanhadas nas UBSs onde houver esse serviço e, onde não houver, no Centro de Especialidades. Após a 28ª semana, todas as gestantes de baixo risco passarão a ser atendidas no Centro de Especialidades. Já as gestantes de alto risco serão atendidas exclusivamente na Saúde da Mulher e no Hospital Maria de Nazaré.
