Alunos UNIFAA vencem programa de inovação na categoria Saúde

Alunos UNIFAA vencem programa de inovação na categoria Saúde

Publicado em: 31/12/1969

A equipe Lótus, composta por quatro alunos de cursos de Graduação do UNIFAA - Centro Universitário de Valença, foi a vencedora da categoria Saúde no Inova-San 2020, um programa de inovação que une a Nissan e as universidades do Sul Fluminense. Gadiel Stumbo, Julia Abreu, Barbara Honorato e Matheus Fernandes desenvolveram um aplicativo que possibilita a denúncia de violência contra a mulher, mas que é disfarçado de monitorador de ciclo menstrual.

No aplicativo, a mulher adiciona três contatos para serem utilizados para pedidos de ajuda. Logo após, estará o monitoramento de ciclo menstrual, para que a usuária administre todo seu período fértil. A ferramenta escondida para denúncia estará nas “três bolinhas” no canto superior direito. Ao clicar nelas, será redirecionada para a tela com o botão de pânico, que ao ser acionado, envia a localização da vítima para os contatos cadastrados inicialmente. O aplicativo também começa a gravar todo ambiente pelo microfone do celular, facilitando na hora das provas. Além disso, faz uma comunicação com os meios policiais.

CONHEÇA O APP LÓTUS

 

Participação e vitória no Inova-San

A participação e a vitória na categoria saúde do Inova-San 2020 foram grandes propulsores do projeto Lótus. Além de entender um pouco mais sobre empreendedorismo e mercado, puderam abrir diversas portas. Os membros da equipe ficaram sabendo do programa por meio do UNIFAA, que é uma instituição que apoia o empreendedorismo, contando, inclusive, com um Núcleo específico para a área.

 

“Descobrimos o Inova-san através do portal do aluno na plataforma do UNIFAA, e com o sentimento

de mudança nos inscrevemos. (...) O programa nos deu visão de mundo e mercado,

fez com que estudássemos a sociedade não só como um todo mas saber

distinguir que cada indivíduo tem a sua necessidade.”

Gadiel Stumbo, CEO do Lótus

 

O Lótus surgiu da insatisfação dos criadores com o caótico cenário nacional de violência contra a mulher. Os membros do projeto classificam a vitória como comunitária, por conta da transformação social que o aplicativo pode causar.

 

“O programa foi muito importante, pois incentivaram bastante o nosso projeto

e agora poderemos ajudar diversas mulheres vítimas de feminicídio com o nosso aplicativo.

O sentimento de mudança só aumentou e espero que possamos

causar um impacto social bem grande com o nosso app”

Bárbara Honorato, Diretora de Produção

 

O projeto é tão inovador que cativou Matheus Fernandes, que inicialmente não fazia parte da equipe e, ao saber da iniciativa, decidiu fazer parte dela. Para ele, a participação no evento foi fundamental para entender como empreender da forma correta.

“Descobri o projeto em uma conversa e após entrar me surpreendi ao poder trabalharmos em um projeto que já estava em nossa cabeça. O Inova-San nos deu apoio e nos aprimoramos, para colocarmos em prática uma ideia que pode ajudar mulheres de toda a região, ensinando a empreender do jeito certo.”

Matheus Fernandes, Diretor Administrativo do Lótus

A vitória da Equipe Lótus no programa reflete um dos pilares do UNIFAA - Centro Universitário de Valença: a inovação. A instituição acredita no aprendizado prático e na metodologia ativa de ensino, na qual o aluno é o protagonista do seu próprio aprendizado. A instituição possui diversos programas de apoio e parceria para participação dos alunos em programas e projetos dos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

SAIBA MAIS SOBRE O LÓTUS

ACESSE O INSTAGRAM DO LÓTUS


 

Dados da violência contra a mulher

O Brasil ocupa a 5º posição no ranking mundial de violência contra a mulher e, por dia, três mulheres são assassinadas, vítimas do feminicídio. Além disso, a cada dois segundos, uma mulher é agredida no país e, em quase 80% dos casos, os agressores são o atual ou o ex-companheiro, que não se conformam com o fim do relacionamento. Foi baseado nesses dados que a equipe criou o aplicativo Lótus. 

 

“O nosso projeto começou com um sentimento muito grande de querer

fazer a diferença nesse cenário de violência contra a mulher que é tão caótico”

Júlia Abreu, Diretora Comercial do Lótus

 

O UNIFAA faz parte da campanha Unidas por todas, uma iniciativa de 13 instituições de Ensino Superior do Sul Fluminense que apoia o combate à violência contra a mulher. O movimento busca um mundo mais justo, livre e igual para as mulheres. A ação fomenta o debate, reforça quais são as formas de violência contra a mulher, promove canais de denúncia e dá voz a quem não pode ser calada: a mulher.

CONHEÇA A UNIDAS POR TODAS

 

 

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

O Papel Estratégico da FAA na Rede de Atenção à Saúde e a Importância do Time FAA
27/06/2025

O Papel Estratégico da FAA na Rede de Atenção à Saúde e a Importância do Time FAA

Projeto FAAPET perto de alcançar a marca de 5 mil castrações gratuitas de cães e gatos
23/06/2025

Projeto FAAPET perto de alcançar a marca de 5 mil castrações gratuitas de cães e gatos

Energia limpa: FAA instala usinas fotovoltaicas com equivalência ao plantio de 1400 árvores
18/06/2025

Energia limpa: FAA instala usinas fotovoltaicas com equivalência ao plantio de 1400 árvores