A fascinante jornada de um Curso de Medicina Veterinária: cuidando da saúde animal e promovendo o bem-estar
Quem está pensando em iniciar a jornada em um curso de medicina veterinária integral, precisa ter em mente que o compromisso vai muito além do amor pelos animais: um profissional da área atua diretamente na promoção da saúde pública e do bem-estar da sociedade!
Seja por meio do tratamento dos pets tão amados, na atuação em grandes indústrias como a da pecuária, ou até mesmo no combate de zoonoses, os médicos veterinários são profissionais cada vez mais requisitados.
Por esse motivo, hoje vamos explorar um pouco mais do que o curso de medicina veterinária oferece, tanto para os estudantes quanto para a comunidade no geral! Se você está pensando em se dedicar a esse curso tão apaixonante, continue a leitura!
Lilian Batista Cirne
Médica Veterinária
Especialista em Parasitologia
Mestre em Ciências Veterinárias
Doutora em Ciências
A jornada dentro do curso de medicina veterinária
O curso de medicina veterinária integral com certeza é perfeito para quem se interessa por assuntos como biologia, genética, química, ecologia, entre outros temas relacionados. Essas são disciplinas comumente encontradas nos primeiros períodos da graduação, e servirão como base de conhecimento profissional.
Nos anos intermediários, os alunos passarão a aplicar seus conhecimentos de forma prática, aprendendo assim o uso e aplicação de medicamentos em animais, técnicas de diagnóstico, alimentação adequada, prevenção de doenças, entre outras coisas.
Por fim, nos anos finais do curso de medicina veterinária, os futuros profissionais já estarão mais habituados à parte clínica da profissão, e assim já poderão participar de tratamentos e práticas cirúrgicas, por exemplo.
Além disso, atividades complementares como estágios, participações em congressos e grupos de pesquisa também fazem parte da formação de um médico veterinário, e são muito importantes para a aprendizagem dos mesmos.
É claro que, além de todas as habilidades práticas e os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso, a formação em medicina veterinária também inclui princípios de ética profissional, gestão e manutenção de negócios (como no caso de clínicas veterinárias ou hospitais, por exemplo) e demais habilidade interpessoal como comunicação e trabalho em conjunto.
Inserção no mercado de trabalho
Após a conclusão do curso de medicina veterinária, os novos profissionais contam com um leque gigantesco de opções para seguir no que diz respeito a sua carreira.
O mais comum é o trabalho em clínicas e hospitais veterinários, onde o veterinário irá trabalhar com o diagnóstico e tratamento das mais diferentes patologias nos animais.
Porém, o mercado de trabalho para um veterinário vai muito além. É possível também, por exemplo, atuar na área de saúde pública, promovendo o controle de zoonoses e promovendo a saúde da população juntamente com a dos animais.
Além disso, um mercado que tem estado em expansão nos últimos anos é o da farmacologia, onde os veterinários trabalham na pesquisa e na produção de medicamentos de uso animal.
Por fim, mesmo na área clínica, é possível que um profissional já formado no curso de medicina veterinária se especialize em uma área de sua preferência, atuando assim diretamente com um tipo de patologias. Como exemplo, podemos citar os médicos veterinários cardiologistas, neurologistas, dermatologistas, e até mesmo oftalmologistas.
O futuro brilhante na Medicina Veterinária e o compromisso com o bem-estar animal
Por fim, podemos concluir que todo o caminho percorrido no curso de medicina veterinária pode ser exigente, porém muito recompensador. Além da realização pessoal que vem através da cura e cuidado com os animais, também é possível construir uma carreira de muito sucesso e retorno econômico em várias áreas.
Os profissionais formados em um curso de medicina veterinária com certeza terão uma ampla área de atuação os aguardando ao fim da graduação, e opções de trabalho onde poderão dedicar seus conhecimentos em áreas de sua preferência.
Diferenciais
Corpo docente qualificado;
Hospitais veterinários próprios (para pequenos e grandes animais);
Aprendizagem por meio de atividades voluntárias práticas, desde o primeiro período do curso, para treinamento e desenvolvimento de habilidades;
Programas de pesquisa e extensão;
Laboratórios estruturados (Multidisciplinar, Histologia, Microbiologia, Análises Clínicas);
Laboratório de Alimentos e Centro de Simulação*;
Ligas Acadêmicas em diferentes áreas.
Ainda tem dúvida se este é o curso ideal pra
você?
Preparamos um material completo pra te ajudar
Baixe o e-book exclusivo e saiba tudo sobre o curso
Medicina Veterinária (Integral)