UNIFAA | Você já ouviu falar sobre os PINs do UNIFAA?

UNIFAA | Você já ouviu falar sobre os PINs do UNIFAA?

UNIFAA | Você já ouviu falar sobre os PINs do UNIFAA?

Publicado em: 13/09/2022

Oferecer um ensino diferenciado e prático para os nossos alunos é uma das principais missões que temos aqui no UNIFAA. Isso porque a gente acredita que colocar o estudante na ativa traz muitos benefícios para a sua jornada acadêmica e, além disso, faz dele um profissional com uma visão mais ampla da sua atuação. 

Aqui no nosso Centro Universitário nós temos vários PINs. E o que são os PINs? São os Projetos Integradores que, além de oferecerem atividades práticas para nossos alunos, possibilitam a entrega de trabalhos que trazem soluções que podem ser usadas na região de Valença. 

Os estudantes se tornam protagonistas da transformação e vivenciam o dia a dia de suas futuras profissões em uma imersão que só os PINs podem oferecer.

Hoje, para que você conheça um pouco mais sobre eles, vamos apresentar vários projetos que nós temos aqui. Dá uma olhada!


 

PIN II e a Metodologia da Pesquisa Científica

 

No PIN II, você vai encontrar o projeto Apresentação e Desenvolvimento da Metodologia da Pesquisa Científica”. Com a orientação do professor Flávio Nunes, os alunos de Medicina Veterinária têm contato direto com uma disciplina que possui como eixo principal a metodologia da pesquisa científica.

São cerca de 110 alunos aprendendo sobre como construir uma boa pesquisa, desde o referencial teórico até o desenvolvimento do conteúdo. Divididos em 18 grupos, os estudantes fazem o levantamento de uma problemática e dão continuidade ao trabalho. 

As equipes trazem problemas diferentes, de acordo com o dia a dia dos alunos. Alguns têm uma vivência mais urbana, outros mais rural, outros falam sobre animais de produção. E cada um desses trabalhos soluciona, em partes, a problemática que eles trouxeram, o que gera um impacto direto na formação dos futuros profissionais que eles se tornarão para trabalhar na região de Valença. 

Aqui, nossos alunos são colocados no protagonismo da sua formação e além de desenvolverem as habilidades técnicas e pensamentos científicos, também trabalham as habilidades do trabalho em equipe. 


 

VEJA AQUI


 

PIN VI e as Doenças Transmitidas por Alimentos 

 

PIN VI se dedica a estudar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Atualmente, são 24 estudantes do curso de Medicina Veterinária envolvidos no projeto, pensando em soluções para a sociedade, partindo da segurança alimentar e tendo como princípio a saúde única.

Dessa forma, os alunos buscam soluções que impactem os problemas de segurança alimentar que atinge todas as pessoas. Aqui, nossos estudantes têm contato direto com a sociedade e o público estudado, desde a identificação do problema até as soluções. 

Com os resultados em mãos, os protagonistas da Transformação levam conhecimento sobre as doenças transmitidas por alimentos, educação sanitária, apoio extensionista e alimento seguro para a população de Valença,. 

 

CONHEÇA A MEDICINA VETERINÁRIA UNIFAA


 

PIN II e a Educação em Saúde e o Metaverso


Outro projeto do PIN II é o “Educação em Saúde e o Metaverso”. Aqui, 52 alunos de Odontologia participam do projeto sob a orientação do professor Antonio Sérgio Netto e têm como objetivo desenvolver um produto ou serviço com base no tema do PIN. 

Esse projeto tem parceria com o Laboratório de Inovação do UNIFAA e traz uma imersão semanal para os estudantes entenderem na prática como funciona o Metaverso e as tecnologias de realidade virtual e aumentada e aplicarem em seus projetos.

Os estudos feitos nesse PIN têm capacidade de trazer impactos para a região de Valença e para todo o país no que diz respeito à Educação em Saúde. Além disso, é uma oportunidade para os alunos pensarem em soluções inovadoras e criativas e exercitar a criatividade no processo de criação.


 


 

PIN IV e o Apoio ao trabalho do Cirurgião Dentista


No PIN IV, 41 alunos do curso de Odontologia participam do projeto e têm como norte a seguinte questão: qual é a percepção do cirurgião dentista generalista quanto ao diagnóstico, promoção e prevenção das afecções da cavidade bucal?

Pensando nessa questão, os alunos se dividem em grupos para definirem o tema de suas pesquisas e desenvolverem seus projetos. Com isso, se pretende buscar  ideias que contribuam com a melhoria/aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população pelos cirurgiões dentistas da rede pública e privada.

A vivência do PIN garante aos alunos uma aproximação do que se aprende em sala de aula com a realidade do mercado de trabalho e é assim que o UNIFAA.


FAÇA PARTE DA ODONTOLOGIA UNIFAA


 

PIN Saúde e Comunidade I

 

Esse PIN também é conhecido como “Divulgando o Sistema Único de Saúde para a população: Diagnóstico de Saúde da Comunidade”. Comunidades cadastradas em Unidades de Saúde da Família do município de Valença são analisadas pelos mais de 90 alunos participantes do projeto. 

Aqui, nossos futuros enfermeiros fazem coleta, tratamento e análise dos dados da comunidade para chegar a um diagnóstico de saúde do local e montar as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Com o diagnóstico em mãos, os estudantes preparam palestras e diversos outros materiais educativos para a população. Além de melhorar a qualidade de vida da comunidade estudada, também oferece maior compreensão e prática real para os alunos do curso de Enfermagem.

 

 

PIN Saúde e Comunidade II

Com o objetivo de trabalhar a saúde da família, nesse PIN, também chamado de “Como vai você? Eu preciso saber da sua vida” os alunos do curso de Enfermagem fazem intervenções integrais na assistênciaprevenção saúde do indivíduo e toda a família.

Mais de 60 alunos desenvolvem esse trabalho nas unidades de saúde de Valençaprotagonizam a transformação da saúde do município. O contato com esse PIN faz com que os nossos futuros enfermeiros tenham a vivência da assistência à família e, assim, também praticam ainda mais a atuação real da profissão. 

 

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE ENFERMAGEM UNIFAA


 

PIN Saúde da Comunidade III e os Cuidados com o recém-nascido e apoio ao aleitamento materno 

O projeto “Educação em saúde para os cuidados com o recém-nascido e apoio ao aleitamento materno às gestantes e puérperas no Município de Valença-RJ” faz parte do PIN Saúde da Comunidade III e suas atividades são orientadas pela professora Paloma Nascimento. 

Nesse PIN, estudantes do curso de Enfermagem fazem orientação sobre o aleitamento materno para gestantes e puérperas, além de ações de incentivo com atividades educativas, ações que promovem o bem estar e a saúde das mães e dos bebês. 

Esse projeto surgiu com a necessidade observada dos pais quanto aos cuidados com os bebês recém-nascidos e depois da criação da Comissão de Aleitamento Materno da Maternidade Escola do UNIFAA. Com isso, além de atender uma demanda do município, o projeto coloca nossas alunas como protagonistas da própria jornada. Além de trabalhar a competência das estudantes envolvidas em identificar as principais dúvidas sobre os cuidados neonatais das mães e dos pais atendidos. 


 

PIN de Atenção Integral à Saúde do Idoso I (DOEX)


Nesse projeto, os alunos de Enfermagem fazem um trabalho sobre a segurança do paciente e a qualidade em saúde na administração segura de medicamentos e controle de infecções no ambiente hospitalar.

Esse trabalho é feito com ações educativas e tem como principal objetivo diminuir os erros na hora de administrar medicamentos aos pacientes. Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Escola de Valença, o HEV, é um benefício para todas as pessoas, desde os pacientes até os trabalhadores da área.


 


 

PIN Advanced Project
 

Outro PIN que tem colocado nossos alunos no protagonismo da história de cada um deles é o Advanced Project, com a turma de Medicina. O principal objetivo é estruturar projetos voltados para a comunidade de Valença e região.

Aqui, os estudantes buscam conhecer a realidade da comunidade atendida e entender qual é a necessidade dessa população. Assim, se cria a conexão da comunidade com a medicina.

O desafio que eles enfrentam é conseguir identificar a melhor maneira de tratar as pessoas que vivem em algum tipo de situação de vulnerabilidade. Com isso, o UNIFAA contribui para desenvolver profissionais da saúde cada vez mais humanos e empáticos com os seus pacientes. 
 

 

PIN 3

O PIN 3 é um projeto realizado com a turma de Medicina. Ele tem como objetivo principal desenvolver projetos em áreas de concentração específicas. Dentre elas estão: 

  • ética médica;
  • humanização;
  • cuidado centrado no paciente; 
  • profissionalismo;
  • gestão de serviços de saúde e trabalho em equipe/ interprofissionalidade.


 

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO COM A MEDICINA UNIFAA


 

PIN Estratégia em Gestão de Pessoas

 

PIN Estratégia em Gestão de Pessoas ensina aos 24 alunos presentes no projeto o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas

Nesse projeto, os estudantes de Administração vivenciam na prática a resolução de problemas que se referem a gestão de pessoas em pequenas e médias empresas da região Sul Fluminense.

Aqui os alunos se tornam protagonistas do próprio ensino e participam ativamente de todo o processo do estudo, desde a escolha das empresas, passando pelo diagnóstico organizacional até o planejamento das soluções. 

Todo esse processo impacta diretamente as empresas da região de Valença e traz diversos benefícios para os futuros profissionais de Administração, desenvolvendo habilidades importantes no mercado de trabalho.

 


 

PIN de Processos Contábeis

 

O PIN de Processos Contábeis tem como objetivo desenvolver as técnicas e práticas contábeis na classificação e diferenciação dos tipos de sociedades, tipos de mecanismo de constituição, regulamentação e legislação das sociedades, reconhecer e aplicar os diversos tipos de reorganização societária.

São 38 alunos de Ciências Contábeis que protagonizam a transformação nesse PIN e têm como atividade desenvolver e criar uma empresa para que, assim, eles conheçam os principais processos contábeis que são feitos em uma empresa. 

 

 

PIN de Planejamento Tributário

 

No PIN de Planejamento Tributário, a finalidade é desenvolver as técnicas e práticas no setor fiscal nos estudantes de Ciências Contábeis, diferenciando impostos, taxas e contribuições sobre diferentes tipos de regimes tributários e incentivos fiscais. 

Além disso, busca desenvolver a análise de redução da carga tributária, mediante a prática da elisão fiscal, respeitando a legislação vigente e cumprindo as obrigações principais e acessórias.

Aqui, o UNIFAA coloca os futuros contadores no protagonismo da transformação e entrega aprendizados sobre o Planejamento Tributário na aplicação  de cálculos e interpretação de legislação. Isso é aplicado nos negócios da empresa, a fim de obter meios lícitos para uma melhor carga tributária. 

 

 

PIN de Laboratório de Gestão Contábil

 

Esse PIN do curso de Ciências Contábeis é responsável por desenvolver as técnicas e práticas contábeis, na organização, legalização/registro e funcionamento; da escrituração, contabilização e elaboração das demonstrações contábeis. 

Tudo isso é feito considerando as características e a necessidade de dados e informações dos gestores para tomada de decisões, elaborando os demonstrativos contábeis, os livros contábeis, dentre outras atividades ligadas ao tema.

O UNIFAA coloca os alunos no protagonismo da transformação do setor contábil da região de Valença, desenvolvendo profissionais de excelência.

 

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFAA

 

PIN Plano de Controladoria

No PIN Plano de Controladoria os protagonistas da transformação aprendem a desenvolver uma estrutura de controladoria para diversas organizações, com abordagem holística para o planejamento estratégico e uso das informações da controladoria. Esse processo considera questões éticas e de governança com o objetivo de possibilitar a avaliação de desempenho e otimização dos resultados. 

No protagonismo do projeto, os estudantes têm a possibilidade de desenvolver o projeto em uma organização ou em ambiente simulado. Eles são responsáveis por elaborar a estrutura e delimitar os processos de um setor de controladoria. Com isso, os alunos beneficiam a empresa escolhida com um projeto que busca melhorar a organização do setor financeiro.


 

PIN Práticas Contábeis para o Terceiro Setor


PIN Práticas Contábeis para o Terceiro Setor tem o objetivo de capacitar o aluno na atuação de organizações sociais, como ongs, fundação e associação. Aqui, eles fazem o processo de legalização e organização de uma entidade do terceiro setor, assim como as exigências legais envolvidas após a formalização.

Atuar com instituições reais é muito importante nesse PIN, para que os projetos possam ajudar a sociedade e nossos alunos causarem impactos reais nas organizações da região de Valença.

É feita uma consultoria para a instituição, onde os diretores e gestores são orientados, além de realizar a legalização dos processos e outras necessidades da organização. Assim, as organizações sociais ficam aptas a receberem benefícios governamentais, com processos estruturados, organização e legalização.


 


 

PIN Práticas para PME

 

Para capacitar os alunos na contabilidade e na gestão de PME é que existe o PIN Práticas para PME. Com empresas reais ou simuladas, os estudantes são desafiados a estruturar o setor contábil da empresa e realizar uma consultoria empresarial para PME nos quesitos contábil, fiscal e financeiro. 

Com isso, os alunos finalizam o projeto entregando uma consultoria para PME personalizada, com relatórios contábil-financeiros e análises para orientar a tomada de decisão das empresas atendidas.  


 

PIN de Práticas em Operações Comerciais

 

Para lidar com situações que vão estar em seu cotidiano profissional, os alunos de Ciências Contábeis também têm a chance de participar do PIN Operações Comerciais

Aqui, cerca de 14 alunos se capacitam para lidar com questões contábeis de uma empresa, no que se refere a geração de folha de pagamento, 13º salário, férias e rescisão. Com isso, eles chegam muito mais preparados ao mercado de trabalho.

 

 FAÇA PARTE DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFAA

 

 São vários projetos integradores que contam com o protagonismo dos nossos alunos na transformação do futuro de toda a região de Valença. 

 

Fique atento ao PIN do seu curso e faça parte desse movimento de construção de novas ideias também!

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

[EAD] Preciso trabalhar para estudar!  É possível conciliar uma graduação com o trabalho?
15/12/2021

[EAD] Preciso trabalhar para estudar! É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

Como escolher o melhor curso de Medicina?
19/07/2021

Como escolher o melhor curso de Medicina?

Convênio COAPES com Barra do Piraí
20/12/2022

Convênio COAPES com Barra do Piraí