UNIFAA | Pelo mundo: empreendedorismo jovem

Publicado em: 04/04/2023

A veia empreendedora está presente em muitas pessoas e em diversos ramos diferentes. Com tantas possibilidades para as cabeças pensantes, qualquer negócio pode ter pontos de melhoria. Juntando a criatividade com a vontade de fazer diferente, muitos empreendedores vêm inovando no mercado de produtos e serviços.

E o mais bacana disso tudo é que muitos desses novos empreendedores são jovens que já têm deixado sua marca no mundo dos negócios. Além disso, esse movimento vem sendo muito impulsionado pelo uso da tecnologia, que contribui no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Pensando nesse assunto, hoje você conhecerá a história de alguns empreendedores espalhados pelo mundo, inclusive aqui em Valença. Olha só!

Monique Evelle

Monique é uma jovem baiana que despertou cedo para o mundo do empreendedorismo. Aos 16 anos ela criou o Desabafo Social, um laboratório de tecnologias sociais que atua com três frentes: da educação, da comunicação e da geração de renda.

Junto ao laboratório Desabafo Social, Monique também é sócia da empresa Sharp Inteligência Cultural que cuida da reputação de marcas. Além disso, a jovem escreveu um livro intitulado “Empreendedorismo Feminino: olhar estratégico sem romantismo”.

Foto: Leontura/ iStock

Eduardo Lyra

Outro jovem que também se destaca no empreendedorismo brasileiro é Eduardo Lyra. Referência quando o assunto é empreender com propósito, Lyra fundou a Gerando Falcões. De cunho social, a organização trabalha com programas de qualificação profissional, oficinas esportivas e culturais, dentre outras atividades que contribuem para o desenvolvimento dos participantes.

A ONG disponibiliza suas atividades para crianças, adolescentes e também para egressos do sistema penitenciário — principalmente no que se refere à qualificação profissional.

Foto: Leandro Fonseca/Exame

Laura López

Muitas pessoas optam por trabalhar como freelancers por não se adaptarem a um trabalho formal, e isso pode ser motivado por diversos fatores. A espanhola Laura López é uma delas.

Apaixonada pelo mundo da criatividade, designer e marketing, Laura se aventurou na vida de freelancer e acabou percebendo algumas dificuldades enfrentadas por quem escolhe esse caminho. Saber o preço justo a cobrar pelo trabalho e escolher os clientes certos podem ser alguns problemas recorrentes.

Para ajudar os colegas de profissão, Laura desenvolveu cursos online que auxiliam nessas questões.

Foto: ticpymes.es

Anna Luísa Beserra Santos

Pensar em soluções que, além de inovar, tragam benefícios ambientais e sociais é muito importante nos dias de hoje. A Anna Luísa desenvolveu uma tecnologia de tratamento de água inédita que utiliza a luz solar.

Além disso, a jovem fundou a startup Safe Drinking Water For All que tem como objetivo criar tecnologias de saneamento hídrico para contribuir na qualidade de vida das populações mais vulneráveis.

Foto: wisnet.com.br

Esses são apenas alguns exemplos de jovens que estão mudando o cenário de diversos setores da economia. Todos eles juntaram a força de vontade com a vontade de fazer a diferença e colocaram suas ideias no mundo. Fato é que empreender é um desafio enorme.

As dificuldades no começo da jornada do empreendedorismo podem aparecer, mas se você acredita no potencial do seu negócio não deve desistir. E nessas horas, para quem está no papel de consumidor fica o papel de incentivar e contribuir sempre que possível para o crescimento desses empreendimentos.

Na região de Valença vemos um forte movimento no empreendedorismo rural e muitos jovens já estão atuando no setor. Muitos, inclusive, vão para uma universidade para aprimorar os conhecimentos e voltam às empresas familiares com ideias e técnicas diferenciadas para serem aplicadas.

Aqui no UNIFAA, para contribuir com os empreendedores da nossa região, nós promovemos a Feira do Produtor Rural. Depois de um período sem a realização, em razão da pandemia do coronavírus, voltamos com a feira neste ano e foi um sucesso!

A feira deste ano aconteceu no dia 10 de março no nosso campus. Vários produtores marcaram presença nos stands com seus produtos e puderam mostrar a qualidade do que temos em nossa região. Muitos deles têm aplicado tecnologia em seus processos de produção, no atendimento aos clientes e seguem evoluindo para conciliar a tecnologia com o meio rural.

Confira como foi a Feira do Produtor Rural:

E se você ficou com vontade de conhecer a Feira do Produtor Rural, fique de olho na programação do evento. As próximas datas confirmadas são as seguintes:

• 14 de abril;
  • 28 de abril;
  • 12 de maio;
  • 26 de maio;
  • 09 de junho;
  • 23 de junho;
  • 07 de julho;
  • 21 de junho.

A Feira do Produtor Rural acontece no campus de do UNIFAA, em Valença, e vai de 08h às 13h. Venha participar!