Superguia do ENEM: as principais dicas para você decolar na prova

Superguia do ENEM: as principais dicas para você decolar na prova

Superguia do ENEM: as principais dicas para você decolar na prova

Publicado em: 20/10/2022

O Enem está quase chegando e os últimos momentos para você se preparar também! Falta muito pouco, mas ainda dá tempo de você estudar e entregar o seu melhor na hora da prova. Para te ajudar nessa hora, nada melhor do que ter um guia com as melhores dicas para você!

E aqui no UNIFAA, você vai encontrar as melhores dicas para essa reta final antes do Enem. Separamos orientações para a sua rotina, um compilado sobre os temas de redação das últimas 10 edições e as mudanças que a prova teve ao longo dos anos. Além disso, também separamos aqui o que você não pode esquecer no dia da prova

Com tudo o que você vai ter acesso aqui neste guia, temos certeza que ficará ainda mais seguro e preparado para passar por essa etapa. Bora para as dicas? Vem ver!

                                                                                                    


 Sobre a rotina de preparação para o Enem

Ter uma rotina equilibrada antes do Enem faz toda a diferença para o seu preparo. Isso porque, dessa forma, você consegue trabalhar o seu corpo e a sua mente para chegar bem nos dias da prova. 

 Para te ajudar nisso, aqui vão umas dicas fundamentais para você se preparar durante o período antes da prova: 

 

  • DICA 1: Estabeleça a sua rotina de estudos

 

O primeiro passo de tudo é criar a sua rotina de estudos para o ENEM. Afinal, sem ela, a gente fica perdido e não sabe por onde começar. Se você já tem usado alguma até agora, dê uma olhada e veja se precisa mudar algo. Tem alguma matéria que você está com mais dificuldade? Dê mais atenção a ela. Não conseguiu ver muito de um conteúdo? Dedique mais tempo nele

                                                                                                  
 

  • DICA 2: Saiba o seu curso

 

Decidir o curso que você vai fazer é uma etapa bem importante, afinal, essa decisão é que vai começar a desenhar a sua carreira profissional. Além disso, saber qual a graduação você quer fazer vai te ajudar a definir melhor o seu cronograma de estudos, por exemplo. Alguns cursos têm notas de corte bem altas e precisam que você vá muito bem no ENEM. 
 Se você ainda não decidiu ou está em dúvida, fazer um teste vocacional pode te ajudar bastante. Ele te dá um direcionamento sobre quais áreas e cursos combinam mais com o seu perfil. Bacana, né? Faz agora e confere o seu resultado!
 

                                                                                                       
 

  • DICA 3: Monte o seu cantinho dos estudos

 

Ter um espaço para você estudar com tranquilidade para o ENEM traz muitos benefícios. Monte um cantinho confortáveltranquilo e com poucos ruídos para não te atrapalhar. É importante também evitar ao máximo as coisas que tiram o seu foco. Se for o celular, deixe ele em outro espaço da casa. Se for uma tv, tire ela do lugar que você escolheu para estudar. 

 

  • DICA 4: Dedique-se à redação


A redação é uma parte muito importante da prova do ENEM. Sendo assim, não deixe de estudar para ela. Procure os temas antigos (vamos falar disso nos próximos tópicos), pesquise as redações que tiveram boas notas, escreva e combine com algum professor ou professora de Língua Portuguesa para fazer a correção para você. Temos certeza que isso vai ajudar bastante!

Lembre-se: a redação do ENEM é dissertativa-argumentativa. Então, já treine sua escrita para esse tipo de texto.
 


 

 

  • DICA 5: Encontre o seu jeito de estudar


Tem quem prefira estudar só, com professor particular, em grupos… Enfim, existem várias formas para você dar conta do conteúdo. Achar a que mais combina com o seu perfil de estudos com certeza vai ajudar o seu aprendizado a render mais. 
 Além disso, variar as formas de estudos pode ser uma boa saída para deixar esse momento mais leve. Faça simulados, assista vídeosleiaescreva, faça resumos… Busque a forma que mais desperte seu interesse para não deixar os estudos ficarem chatos.
 

  • DICA 6: Fique por dentro das atualidades


Essa dica aqui anda de mãos dadas com os estudos sobre a redação. A redação no ENEM sempre vem com temas atuais, logo, ficar de olho nos noticiários pode fazer a diferença na hora de escrever o seu texto!

 

                                                                                                     
 

  • DICA 7: Cuide de você

 

Manter uma boa alimentação e incluir exercícios físicos no seu dia a dia com certeza vão te ajudar a estar bem para o dia da prova do ENEM. Estudar é necessário, mas cuidar do corpo e da mente é muito importante também. Ter esse cuidado vai te deixar muito mais preparado para enfrentar as horas de prova. 
 Além disso, os exercícios físicos contribuem muito para diminuir a ansiedade, que é um sentimento muito comum nesse período. 

 


 

  • DICA 8: Descanse

Um corpo e uma mente cansados não trabalham bem. Por isso, não deixe de descansar. Busque ter noites de sono tranquilas e de qualidade, para que você esteja pronto para voltar aos estudos no dia seguinte. 

 

 

Sobre os últimos temas de redação do Enem

Você já sabe que a redação é super importante no ENEM e tem um peso grande na sua nota. Como já falamos antes, você precisa ter bastante atenção ao tipo de redação que a prova pede: o texto dissertativo-argumentativo.

 

Outra coisa que você precisa é ficar de olho nas notícias que estão em alta na atualidade, já que geralmente são elas que estão presentes nas temáticas das redações do ENEM. Para te ajudar a ter uma ideia do que você pode encontrar como tema, nós separamos os temas de redação de 2011 a 2021, dá uma olhada: 

  • 2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2020 - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • 2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
  • 2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2016 - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • 2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • 2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • 2013 - Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • 2012 - Movimento imigratório para o Brasil no século XXI;
  • 2011 - Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.

Ao olhar os últimos temas, dá para perceber que eles fazem parte de discussões atuais da sociedade, não é mesmo? Por isso é importante ficar de olho nos jornais e acompanhar os acontecimentos mais recentes e que interferem na vida da população.

 

Para o tema da redação de 2022, já existem algumas apostas. Vinicius Oliveira, dono do canal Profinho, sugere 7 possíveis temas para a redação da edição de 2022 do ENEM. Confere aí:

  • TEMA 1: A importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade;
  • TEMA 2: Garantia da dignidade do trabalhador doméstico no Brasil;
  • TEMA 3: Implementação do ensino domiciliar no Brasil;
  • TEMA 4: Superexposição de crianças e adolescentes nas redes sociais;
  • TEMA 5: Alternativas para prevenir a violência doméstica contra crianças no Brasil;
  • TEMA 6: Meios para combater a evasão escolar no Brasil;
  • TEMA 7: Os desafios do combate ao endividamento da população brasileira. 

 

Dentro da prova do ENEM existem textos motivadores que te ajudam a compreender mais sobre o tema proposto. Entretanto, se você já tiver algum repertório sobre o tema, será ainda mais fácil desenvolver o seu texto. 


 

 

Sobre as mudanças no Enem

A primeira edição do ENEM aconteceu em 1999. De lá pra cá, a prova já teve diversas mudanças e sempre se atualiza de acordo com a necessidade. Para você ter uma ideia, desde o seu surgimento até o ano de 2008, a prova do ENEM era feita em um único domingo, com 63 questões objetivas além da redação. 

Em 2009 aconteceram as primeiras mudanças na aplicação da prova do ENEM: 

  • passou a ser realizada em dois dias — sábado e domingo;
  • com um total de 180 questões e a redação;
  • o primeiro dia com perguntas sobre Ciências Humanas e da Natureza;
  • o segundo dia com Linguagens e Código, Matemática e a Redação. 
  •  

Esse modelo de aplicação do ENEM foi até o ano de 2016. A partir de 2017, novas mudanças aconteceram. Os dois dias de prova permaneceram, entretanto, ao invés de ser um sábado e domingo seguidos, passou a ser realizada em dois domingos. A quantidade de questões permaneceu igual, assim como a redação. O que também mudou foi a divisão dos conteúdos: no primeiro dia, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação e no segundo dia, Matemática e Ciências da Natureza. 

 

Mais uma nova mudança está prevista para acontecer no ENEM. O Ministério da Educação apresentou o Novo Enem em março de 2022, mas ele só valerá a partir de 2024. Ele surge para se adaptar às reformas que aconteceram no ensino médio. Dessa forma, a prova vai se dividir da seguinte maneira:

  • o primeiro dia será de questões objetivas, com foco em português e matemática, e uma redação;
  • o segundo dia terá questões objetivas e discursivas sobre conhecimentos específicos do curso do candidato (que deve ser apontado no momento de inscrição) e questões de língua inglesa.


Entretanto, lembre-se: essa mudança só acontece em 2024. Enquanto isso, a prova permanece em dois domingos, com uma redação e as 180 questões, divididas em Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação no primeiro dia e Matemática e Ciências da Natureza no segundo dia. 


 Sobre o que você não pode esquecer para o Enem

Além de estar com os estudos em dia e com o corpo e a mente preparados para o dia da prova do ENEM, existem alguns detalhes que você não pode esquecer. Por isso, é importante deixar tudo organizado no dia anterior, para não ter nenhum problema no dia do ENEM. 

 

Pega papel e caneta (ou anota aí no seu celular mesmo) tudo o que você não pode esquecer para fazer a prova do ENEM: 
 

  • Documento com foto

 

Ter um documento oficial com foto é obrigatório. Você pode levar seu RG, a Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou o passaporte, por exemplo. Se você for um estudante estrangeiro ou refugiado, pode apresentar a Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, bem como a Carteira de Registro Nacional Migratório.

 

  • Caneta preta

 

Outro item obrigatório é a caneta preta. É importante que ela seja de material transparente. Não é permitido utilizar lápis e borracha durante a prova. Aproveite para levar mais de uma caneta, assim você evita imprevistos!

 

  • Cartão de confirmação da inscrição

 

O cartão de confirmação não é exigido, mas é importante que você tenha ele em mãos para conferir o local da sua prova, o prédio e a sala que você fará o ENEM. 

 

LEMBRE-SE: É muito importante verificar o local da sua prova com antecedência. Se for muito distante da sua casa, saia cedo para não se atrasar!

 

  • Lanche


Como você já sabe, a prova dura algumas horas. Por isso, levar algo para comer durante esse período é uma dica importante. Prefira por coisas mais leves e que você já consuma, para evitar contratempos. Uma garrafinha de água também vale muito a pena, se manter hidratado durante as horas de prova é importante. 

 

Não se cobre tanto

Nós sabemos que realizar o ENEM é um momento marcante para a sua vida. Afinal, ele é a porta de entrada para você começar a cursar a sua faculdade. Porém, lembre-se que esse é só o primeiro passo de uma jornada inteira pela frente ainda. Com calma e tranquilidade, você vai conseguir alcançar todos os seus objetivos. 

Estude, mas também tenha o seu tempo de lazer. Descanse, cuide de você e, assim, os resultados vão chegar!

 

Boa prova! 🌱💜


 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

[EAD] Preciso trabalhar para estudar!  É possível conciliar uma graduação com o trabalho?
15/12/2021

[EAD] Preciso trabalhar para estudar! É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

ENEM, vestibular presencial ou redação online? Como ingressar na sua primeira graduação
01/02/2023

ENEM, vestibular presencial ou redação online? Como ingressar na sua primeira graduação

Como escolher o melhor curso de Medicina?
19/07/2021

Como escolher o melhor curso de Medicina?