Semana do Desestressa: Como recarregar as energias

Semana do Desestressa: Como recarregar as energias

Semana do Desestressa: Como recarregar as energias

Publicado em: 11/10/2022

O ambiente acadêmico, a necessidade de obter sucesso nas provas a pressão familiar e a rotina acadêmica pode aumentar o nível de estresse dos estudantes, colocando-os em um cenário de ansiedade elevada e estresse contínuo. E, para amenizar este contexto, é necessário manter bons hábitos que permitam uma vida mais equilibrada e saudável. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para vocês relaxarem após o período de provas: 

 

Desconecte-se 

 

Separe um tempo para você, sem redes sociais e tudo que te traga um maior carga de ansiedade. Desconectar de tudo tranquiliza a mente e afasta os constantes lembretes de “precisar fazer alguma coisa”. Nós precisamos de descanso e não há nada de errado em não querer ser incomodado para aproveitar esse momento de tranquilidade.

 

Alimente-se bem

Ter uma alimentação balanceada é essencial para que seu corpo funcione bem, e consequentemente a sua mente. Assim, ter uma dieta equilibrada e não abusar do consumo de açúcar, sal, frituras, gorduras, ultraprocessados, é importante para a boa manutenção da sua saúde.

 

Pratique esportes e atividades de lazer

 

Os esportes e exercícios físicos auxiliam muito no processo de desestressar a mente e torná-la mais criativa. A atividade manterá o cérebro ativo e a mente relaxada. Além disso, a prática de atividades físicas pode proporcionar um maior aumento de disposição, energia, melhoria do condicionamento físico e a melhora no humor. 

 

Tenha um hobby

 

Fazer o que você gosta é essencial para diminuir os níveis de estresse. Os Hobbies (ou passatempos) são atividades que despertam o nosso interesse e revivem a nossa paixão pela vida. 

Praticá-lo com frequência nos dá mais alegria, motivação e aumenta a nossa produtividade. Seu hobby pode ser ler um livro, ver um filme, assistir uma série, ouvir podcast, desenhar, ler e praticar música, aprender algum idioma, desenvolver trabalhos manuais, etc. 

 

Mantenha uma boa rotina de sono

 

Manter uma boa rotina de sono é um dos pontos mais importantes para se ter uma saúde equilibrada. A qualidade do sono afeta a nossa disposição, humor e também reduz a quantidade de estresse acumulado em nosso corpo. 

Por isso, ter uma noite de sono sem nenhuma interferência externa, como luz de celular, televisão e música é indispensável para obter um maior nível de descanso e uma noite de sono de qualidade. 

 

Jogue jogos relaxantes

 

Os jogos conseguem diminuir o estresse, pois sua mente está focada em algo que traz felicidade. 

Além disso, proporcionam a área de bem-estar no cérebro, ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para funções cognitivas, como a memória, raciocínio lógico, atenção e convívio social.

Jogos mais tradicionais como caça-palavras, batalha naval e quebra-cabeças, jogo da memória, xadrez, etc. são benéficos para as funções cognitivas, como a memória, atenção e o raciocínio lógico.

Existem também alguns jogos eletrônicos que possibilitam a redução do estresse, como: 

  • Alto's Odyssey/Adventure
  • I Love Hue / I Love Hue Too
  • My Oasis
  • Monument Valley 1 e 2

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade
18/04/2024

Feira do Produtor Rural em Valença promove união entre produtores, universidade e comunidade

A importância da pós-graduação
16/04/2024

A importância da pós-graduação

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras
10/04/2024

Centro Universitário de Valença promove TEDxUNIFAA para valorizar ideias inovadoras