Semana do Desestressa: Como recarregar as energias

Semana do Desestressa: Como recarregar as energias

Semana do Desestressa: Como recarregar as energias

Publicado em: 11/10/2022

O ambiente acadêmico, a necessidade de obter sucesso nas provas a pressão familiar e a rotina acadêmica pode aumentar o nível de estresse dos estudantes, colocando-os em um cenário de ansiedade elevada e estresse contínuo. E, para amenizar este contexto, é necessário manter bons hábitos que permitam uma vida mais equilibrada e saudável. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para vocês relaxarem após o período de provas: 

 

Desconecte-se 

 

Separe um tempo para você, sem redes sociais e tudo que te traga um maior carga de ansiedade. Desconectar de tudo tranquiliza a mente e afasta os constantes lembretes de “precisar fazer alguma coisa”. Nós precisamos de descanso e não há nada de errado em não querer ser incomodado para aproveitar esse momento de tranquilidade.

 

Alimente-se bem

Ter uma alimentação balanceada é essencial para que seu corpo funcione bem, e consequentemente a sua mente. Assim, ter uma dieta equilibrada e não abusar do consumo de açúcar, sal, frituras, gorduras, ultraprocessados, é importante para a boa manutenção da sua saúde.

 

Pratique esportes e atividades de lazer

 

Os esportes e exercícios físicos auxiliam muito no processo de desestressar a mente e torná-la mais criativa. A atividade manterá o cérebro ativo e a mente relaxada. Além disso, a prática de atividades físicas pode proporcionar um maior aumento de disposição, energia, melhoria do condicionamento físico e a melhora no humor. 

 

Tenha um hobby

 

Fazer o que você gosta é essencial para diminuir os níveis de estresse. Os Hobbies (ou passatempos) são atividades que despertam o nosso interesse e revivem a nossa paixão pela vida. 

Praticá-lo com frequência nos dá mais alegria, motivação e aumenta a nossa produtividade. Seu hobby pode ser ler um livro, ver um filme, assistir uma série, ouvir podcast, desenhar, ler e praticar música, aprender algum idioma, desenvolver trabalhos manuais, etc. 

 

Mantenha uma boa rotina de sono

 

Manter uma boa rotina de sono é um dos pontos mais importantes para se ter uma saúde equilibrada. A qualidade do sono afeta a nossa disposição, humor e também reduz a quantidade de estresse acumulado em nosso corpo. 

Por isso, ter uma noite de sono sem nenhuma interferência externa, como luz de celular, televisão e música é indispensável para obter um maior nível de descanso e uma noite de sono de qualidade. 

 

Jogue jogos relaxantes

 

Os jogos conseguem diminuir o estresse, pois sua mente está focada em algo que traz felicidade. 

Além disso, proporcionam a área de bem-estar no cérebro, ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para funções cognitivas, como a memória, raciocínio lógico, atenção e convívio social.

Jogos mais tradicionais como caça-palavras, batalha naval e quebra-cabeças, jogo da memória, xadrez, etc. são benéficos para as funções cognitivas, como a memória, atenção e o raciocínio lógico.

Existem também alguns jogos eletrônicos que possibilitam a redução do estresse, como: 

  • Alto's Odyssey/Adventure
  • I Love Hue / I Love Hue Too
  • My Oasis
  • Monument Valley 1 e 2

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Projeto IDealize promove evento que discute Interdisciplinaridade e Aprendizagem
05/07/2024

Projeto IDealize promove evento que discute Interdisciplinaridade e Aprendizagem

Equipe do UniFAA participa do Projeto Rondon no sertão pernambucano
03/07/2024

Equipe do UniFAA participa do Projeto Rondon no sertão pernambucano

Parceria entre UniFAA e associações comerciais da região oferece bolsas de 50%
28/06/2024

Parceria entre UniFAA e associações comerciais da região oferece bolsas de 50%