Pintando o futuro: Colaboradores da FAA mudam realidade de escola municipal em Valença
Publicado em: 27/10/2025
“Estou participando desse projeto maravilhoso, que é o FAA Solidário, que está reformando, dando uma nova visão para esse colégio, deixando mais alegre, mais feliz, mais colorido, com o principal objetivo de as crianças chegarem aqui e terem brilho nos olhos, prazer em aprender e, futuramente, transformar suas vidas”, comentou o professor Tauller Matos. “Participar do FAA Solidário é muito gratificante para mim. Entregar sonhos para a comunidade e para essas crianças, transformando a vida delas de um jeito tão bonito, é muito importante e faz parte do DNA da FAA”, afirmou a Colaboradora Taís Vital. Ambos estavam entre os 70 Colaboradores da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) que, no último sábado, 25, trabalharam de maneira voluntária para revitalizar a Escola Municipal Maria Ielpo Capobianco, no Bairro Cambota, em Valença (RJ), que conta com 272 crianças matriculadas.
A reforma do telhado das salas de aula e a pintura artística do muro foram realizadas antecipadamente. No sábado, 25, os trabalhos começaram bem cedo: por volta das 7h o Time FAA começava a preparar as tintas e as ferramentas para iniciar a revitalização. Pinceis e rolos, habilmente manuseados, davam nova cor aos ambientes, a começar pelo muro da escola, externa e internamente. A quadra de futsal também recebeu pintura, assim como o desenho no chão para pular amarelinha e outras brincadeiras. Enxadas, pás e carrinhos de mão eram usados em trabalhos de jardinagem, que contemplaram áreas internas e externas, ao mesmo tempo em que brinquedos para um novo parquinho eram instalados sob a sombra de frondosa árvore. A sala dos professores também recebeu melhorias, ganhando, inclusive, nova mobília. Tudo feito com o sorriso no rosto, mas sem perder o ritmo do serviço, o que permitiu mais intervenções do que o planejado inicialmente, reflexo do engajamento dos envolvidos.
Entre os 70 participantes estava o Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Neto, que usou pá e enxada para “plantar” a semente de um futuro melhor. “O FAA Solidário foi um dia marcante para todos nós. Mais de 70 voluntários do Time FAA se uniram para revitalizar a Escola Municipal Maria Ielpo Capobianco, levando cuidado, alegria e esperança. Vivemos na prática o nosso propósito e os valores que nos unem. Cada ação, cada gesto, mostrou que juntos somos capazes de transformar realidades. Que essa energia continue nos inspirando todos os dias”, disse José Rogério.
O FAA Solidário foi idealizado pela Diretoria de Gente e Cultura, e o resultado ultrapassou as expectativas. “Foi realmente emocionante. Faz a gente refletir sobre a nossa vida. Os Colaboradores chegaram extremamente engajados, uma motivação genuína, pois não havia nada em troca. Apenas um dia de solidariedade. Foi um sucesso. Fizemos com muito capricho e muito amor. E receber as crianças no fim do dia com um sorriso foi emocionante”, comentou o Diretor de Gente e Cultura, Rafael Barros, afirmando que uma nova edição do FAA Solidário já está garantida para 2026, pois a iniciativa se alinha com o propósito da Fundação, mas o local ainda será definido.


