Pelo segundo ano consecutivo, FAA recebe Seminário Regional do Prêmio Magda Soares
Publicado em: 02/10/2025
A preocupação da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) com a melhoria da educação básica fica muito evidente com o desenvolvimento do Projeto IDEALize, por meio do qual busca atuar diretamente, bem como ao mobilizar diferentes agentes, para promover um impacto positivo nos índices educacionais de cidades do Sul Fluminense e do Vale do Rio Preto (MG). Assim, a escolha da FAA para receber, pelo segundo ano consecutivo, o Seminário Regional do Polo Centro-Sul do “II Prêmio Magda Soares – Transformando Vidas Pela Leitura” é celebrada pela instituição.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e que integra os esforços do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tem o objetivo de valorizar experiências inovadoras em alfabetização e recomposição das aprendizagens, reconhecendo trabalhos na Educação Básica e fortalecendo a alfabetização nos anos iniciais. Diante de uma proposta tão nobre e alinhada aos valores da Fundação, receber esse evento é motivo de satisfação, conforme destaca o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto:
“Para nós, da FAA, é uma honra sediar o Seminário Regional do Prêmio Magda Soares, que dialoga diretamente com o propósito do Idealize: fortalecer a educação pública de qualidade, por meio de reconhecimento, inspiração e estímulo a práticas transformadoras. Quando valorizamos professores, gestores e escolas, reafirmamos que acreditamos na educação como o maior caminho para a transformação social”.
Programação
O seminário ocorre ao longo desta sexta-feira, 3, no Teatro UNIFAA. Pela manhã, apresentação dos trabalhos inscritos na Categoria 1, voltada a professores lotados em unidades escolares das redes municipais em efetiva regência em turmas de alfabetização do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ou 2º ano de escolaridade). À tarde, dos trabalhos da Categoria II, destinada a professores lotados em unidades escolares das redes municipais que atuam na recomposição das aprendizagens em turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (3º ao 5º ano de escolaridade).
O Seminário Regional do Polo Centro-Sul é voltado a profissionais da educação básica dos seguintes municípios: Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Vassouras, Mendes, Miguel Pereira e Paracambi, além de Valença. A partir desse encontro, serão selecionadas as iniciativas regionais que vão representar a região no Seminário Estadual.