Pelo mundo: as profissões na Copa do Mundo

Pelo mundo: as profissões na Copa do Mundo

Pelo mundo: as profissões na Copa do Mundo

Publicado em: 21/11/2022

Chegamos a mais uma Copa do Mundo de Futebol e as preparações para o evento já estão por todos os cantos. A edição de 2022 será realizada no Catar entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. As seleções já foram convocadas, o país já está preparado para receber a competição e os fãs do esporte já estão prontos para acompanhar seus ídolos em campo. 

É muito comum pensarmos apenas nos jogadores de futebol quando o assunto é Copa do Mundo, certo? Porém, muitas outras profissões são envolvidas para a competição acontecer, como médicos, educadores físicos, engenheiros, dentre outros. 

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre essas profissões que também têm destaque durante a competição. Vamos lá? Boa leitura!

Medicina do esporte

A Medicina do Esporte é uma das possibilidades de especialização médica, que atua na saúde dos atletas profissionais tanto quanto dos amadores. Por esse motivo é que os profissionais dessa área são fundamentais dentro da equipe das seleções na Copa do Mundo.

O médico do esporte é quem vai ajudar na prevenção de problemas de saúde e na melhora do desempenho dos jogadores. Para isso, esse profissional tem uma formação clínica em várias áreas da medicina, como, por exemplo: 

  • cardiologia;
  • ortopedia;
  • imunologia;
  • endocrinologia;
  • nutrologia.

É importante ressaltar que o médico do esporte tem um trabalho contínuo com os atletas que se inicia antes mesmo da prática dos exercícios. Dentro da Copa do Mundo, os médicos do esporte fazem o acompanhamento dos jogadores das seleções desde a fase preparatória até durante os jogos, em busca de prevenir e cuidar de qualquer lesão que possa acontecer. 

Se você tem vontade de trabalhar nessa área, pode dar o seu primeiro passo com a Medicina UNIFAA!

 

CONHEÇA O NOSSO CURSO 

Preparador Físico

 

 

Outro profissional que marca presença nas equipes das seleções durante a Copa do Mundo é o preparador físico. Para atuar nessa área, o primeiro passo é ter formação em Educação Física para depois se especializar na área. 

No trabalho de um preparador físico, você vai contribuir para o maior rendimentodesempenho dos atletas, para melhorar o condicionamento físico de cada um deles. Assim, você atua nos treinos e analisa força, coordenação e resistência dos jogadores. Além disso, o preparador físico também é responsável por desenvolver treinos personalizados para cada atleta, de acordo com suas particularidades.

E aí, você já se imaginou trabalhando em uma Copa do Mundo como preparador físico? No UNIFAA você faz a sua graduação em Educação Física, um curso reconhecido pelo MEC com nota 4

 

FAÇA PARTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFAA

 

Engenharia Civil e Arquitetura

Até aqui, falamos apenas sobre profissões ligadas diretamente com as seleções de futebol, entretanto profissionais de outros campos também atuam na construção de uma Copa do Mundo, no sentido mais literal da palavra. 

Engenheiros e arquitetos têm todo um trabalho que precede o acontecimento da Copa, ao projetar os estádios onde os jogos vão acontecer. E esse momento envolve muito estudo, para trazer projetos que representem a cultura do país. Um exemplo disso na Copa do Mundo do Catar é o estádio Al Thumama, que tem o formato da “gahfiya”, um chapéu tradicional da região.

Estádio Al Thumama (David Ramos/Getty Images)

 

VENHA PARA A ENGENHARIA CIVIL UNIFAA

 

Além das referências culturais, a inovação também apareceu nessa Copa do Mundo: o Catar tem o primeiro estádio desmontável. O projeto foi feito com 974 contêineres — número que faz referência ao código de discagem do país — e será desmontado no fim da competição. 

Estádio 974 (David Ramos/Getty Images)

 

CONHEÇA A ARQUITETURA E URBANISMO UNIFAA

 

Deu para ver um pouco sobre como a Copa do Mundo vai além dos jogadores de futebol, não é mesmo? Diversas profissões, das mais variadas áreas, marcam presença para fazer o evento acontecer. E aí, deu vontade de trabalhar em uma Copa do Mundo também? Com qual área você se identifica mais?

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Convênio COAPES com Barra do Piraí
20/12/2022

Convênio COAPES com Barra do Piraí

UNIFAA  agora é um ponto de coleta da campanha ADOTE UM CICLO
21/10/2022

UNIFAA agora é um ponto de coleta da campanha ADOTE UM CICLO

Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade
08/11/2022

Tecnologia em prol do aprendizado de qualidade