O Voo da Fênix": Documentário celebra 200 anos de Valença com exibição gratuita e aberta ao público

Publicado em: 28/11/2023

Resgatar a importância de Valença para o cenário sul fluminense é o objetivo do documentário "O Voo da Fênix", que será lançado no dia 02/12, às 18h, no auditório do Centro Universitário de Valença (UniFAA). O filme, que conta com entrevistas, encenações, imagens aéreas, animações gráficas e recursos audiovisuais, promete emocionar o público. O evento é gratuito e aberto a todos.

De acordo com o cineasta Rodrigo de Souza, a ideia do documentário nasceu de uma parceria com o professor e historiador Antônio Carlos da Silva. "Queríamos produzir algo que chamasse a atenção para os 200 anos de Valença. E já tendo produzido muitos vídeos sobre a história da cidade, nos aventuramos neste longa-metragem", relembra.

Rodrigo destaca que o documentário busca evidenciar como Valença e seu povo têm o poder de se reinventar. "Valença é como uma fênix, que cresce e morre diversas vezes. Isso tudo com a força inovadora de seu povo", celebra. O cineasta credita o sucesso da obra ao acolhimento caloroso da cidade. "Todos ficaram empolgados e emocionados em poder participar do documentário e agradecidos por terem sido lembrados neste momento tão importante", diz.

Entre os parceiros que abraçaram a ideia, Rodrigo destaca a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), apoiadora do projeto. "É sempre uma grande parceira da cultura em Valença e está abrindo as portas e dando todo o apoio para que possamos lançar o nosso documentário para um grande número de cidadãos, que sempre foi o nosso desejo, tornar a história de Valença acessível. Gostaria de agradecer imensamente em nome do Doutor José Rogério Neto, que abraçou a ideia e abriu as portas da instituição". Rodrigo ressalta ainda o empenho e a parceria do ator Bruno Barboza, um ator valenciano que, entre suas gravações na TV Globo, apresentou o documentário ao lado do Professor Antônio Carlos.

A história contada por quem vive

O historiador Antônio Carlos da Silva relata que a equipe de produção buscou ouvir o máximo de pessoas para entender melhor a história da cidade e construir uma linha do tempo. "Entrevistamos diversos historiadores, pesquisadores e personalidades com conhecimento específico. Foram quase 60 entrevistados, e o objetivo era ter uma visão plural da história da cidade", explica.

Antônio Carlos destaca que o filme trará uma série de reflexões sobre a história da cidade e seus moradores. "É impossível contar toda a história de uma cidade como Valença em um filme de uma hora e quarenta minutos. Então, este filme abre espaço para que outras produções sejam feitas a respeito. Aliás, já estamos trabalhando em continuidades, mas seria muito bom ver outros produtores também falando sobre a história de Valença", incentiva.

Rodrigo de Souza explica que quem não puder assistir ao documentário durante o lançamento terá novas oportunidades em breve. "Estamos buscando formas e recursos para levar este documentário para cada bairro, realizando sessões itinerantes. Posteriormente, passando o prazo de ineditismo, para poder enviar o documentário para festivais de cinema, iremos disponibilizar nos canais do YouTube da Chapeleiro Produções e do Doutor História", adianta.