O autoconhecimento e o sucesso profissional

Publicado em: 26/04/2024

O autoconhecimento é uma jornada de descoberta pessoal que te ajuda a entender e desenvolver suas habilidades, interesses, valores e metas relacionadas à vida pessoal e a carreira. É um processo essencial para orientar escolhas e tomar decisões, especialmente no âmbito profissional.

O Autoconhecimento
A partir do momento em que você pratica o autoconhecimento, é possível compreender a própria identidade, emoções, comportamentos e  aspectos específicos relacionados ao trabalho, objetivos de carreira e desenvolvimento profissional.

Autoconhecimento, soft skills e impacto profissional
O autoconhecimento desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das soft skills, competências essenciais para o sucesso no ambiente profissional e pessoal. Ao compreender suas próprias características, tendências e preferências, é possível direcionar os esforços para aprimorar habilidades específicas. Isso permite uma maior clareza na definição de metas profissionais e na busca de oportunidades que sejam significativas e satisfatórias.

A relevância do autoconhecimento no âmbito profissional é comprovada por dados que evidenciam o quanto esta habilidade é igualmente importante para as organizações e os indivíduos.

• De acordo com um estudo da Korn Ferry, 92% dos líderes com alto nível de autoconhecimento possuem equipes de alto desempenho.
  • Segundo o Linkedin, 90% dos profissionais que reportam ter um senso de propósito no trabalho demonstram alto nível de satisfação profissional;
  • Descobrir e utilizar os pontos fortes individuais pode resultar em um aumento de 7,8% na produtividade dos colaboradores, conforme aponta a Harvard Business Review (HBR).