Novembro Roxo

Publicado em: 06/11/2020

No mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Neste ano, o tema central da campanha organizada pela ONG Prematuridade.com estimula a doação de leite materno, tendo em vista que pode salvar vidas.

No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em dezembro de 2016, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional).

Novembro Roxo chama a atenção para a doação de leite materno

O Brasil conta, atualmente, com 218 bancos de leite e mais 138 pontos de coleta, entretanto, com frequência muitos desses locais têm problemas no estoque. Por isso, incentivar a doação é fundamental.

A importância do aleitamento materno para o recém-nascido é indiscutível. Todos os anos estudos trazem em seus resultados as evidências que comprovam os seus benefícios. O leite materno diminui os riscos de infecção, melhora o sistema imunológico dos prematuros auxiliando na diminuição do tempo de permanência do bebê e de suas famílias nas instituições de saúde e por isso escolhemos esse tema para o Novembro Roxo.