Medicina do UniFAA com inscrições abertas para o vestibular tradicional

Publicado em: 03/04/2024

O Centro Universitário de Valença (UniFAA) se orgulha da excelência de seu curso de Medicina, com mais de 50 anos de tradição, classificado como o segundo melhor no estado do Rio de Janeiro e o décimo-quarto no país, de acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E você que tem o sonho de ser médico pode ser o próximo a integrar nossa comunidade acadêmica, já que as inscrições para o vestibular tradicional do curso de Medicina estão abertas até a próxima sexta-feira, 5. Já imaginou ter aulas no moderno Centro de Simulação Realística? Para se inscrever no processo seletivo, acesse: www.unifaa.edu.br/cursos/graduacao/medicina. Também é possível conferir a matriz curricular, a infraestrutura e outras informações sobre o curso.

Diferenciais do curso de Medicina do UniFAA

Ensino integrado ao Sistema de Saúde

O Pró-Reitor de Ciências Médicas do UniFAA, Rafael Moura Almeida, explica que a graduação se distingue pela qualidade, evidenciando uma variedade de atributos que a tornam singular. "Buscamos formar profissionais conforme a necessidade do mercado de trabalho", afirma o professor. Ele destaca ainda a importância da interdependência institucional, buscando uma construção sinérgica junto ao sistema de saúde, enfatizando a importância da relação com hospitais e a celebração de Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

Além disso, ele ressalta as parcerias realizadas para qualificação, sempre buscando referências globais para adaptar à realidade local e melhorar a qualidade do ensino. “Além de buscar o aprendizado transformativo, enfatizamos a redução da memorização e valorizamos a capacidade de busca, síntese, análise e tomada de decisão pelos nossos alunos", completa.

Inovação com Simuladores de Última Geração

Um grande diferencial do curso de Medicina do UniFAA são os simuladores de última geração Harvey e SimMom, que fazem parte do Centro de Simulação Realística. Harvey é um sistema de simulação que proporciona treinamento cardiopulmonar realista, enquanto SimMom é um simulador de parto avançado. Utilizando esses recursos, o professor estabelece uma situação clínica para observar a atuação dos discentes ao vivo, podendo, inclusive, alterar parâmetros durante o atendimento. Tudo para criar situações bem próximas às que os futuros médicos poderão encontrar em suas profissões.

Desenho curricular baseado em competências

Com relação ao desenho curricular, o curso baseia-se nas competências do futuro médico, como comunicador, colaborador, líder, gestor, defensor da saúde, estudioso, profissional ético e cuidador experiente. Aliado a isso, o UniFAA se destaca por capacitar os futuros médicos para a prática inter e transprofissional no mercado de trabalho, seguindo premissas como currículo integrado e baseado nas necessidades da comunidade, inserção prática precoce e objetivos de aprendizado planejados de forma sistemática.

Integrado ao complexo hospitalar, que inclui o Hospital Escola de Valença e a Maternidade Escola, o curso de Medicina proporciona aos alunos uma experiência prática valiosa em um ambiente real de atendimento à saúde. Além disso, é um dos poucos cursos de Medicina do Brasil acreditados pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante

O UniFAA também se preocupa com o bem-estar dos discentes. O Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante, coordenado pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários do UniFAA, Leandro Raider, visa oferecer suporte para diversos aspectos que podem influenciar a condição dos estudantes. "Diversos fatores podem afetar a vida deles, como a sobrecarga de estudos e problemas de saúde", comenta, ressaltando a importância de um núcleo responsável pelo bem-estar dos universitários para criar um ambiente saudável e acolhedor.

O serviço oferece quatro grandes áreas de suporte: o Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico (CAPP), o Núcleo de Educação Inclusiva (NEIn), o Núcleo de Atividade Física e Esporte (NAFE) e o Núcleo de Avaliação Física e Nutrição (NAFIN). Cada uma dessas áreas busca proporcionar apoio pedagógico, psicológico, inclusão, prática esportiva e promoção de hábitos saudáveis entre os estudantes.