Ideathon: Uma jornada de inovação!

Ideathon: Uma jornada de inovação!

Ideathon: Uma jornada de inovação!

Publicado em: 10/11/2021

O UNIFAA - Centro Universitário de Valença, por meio do TRAIN - Movimento de inovação da instituição, realizou nos últimos dias 6 e 7/11 o Ideathon TRAIN by UNIFAA: uma jornada de inovação e empreendedorismo de 36 horas, onde equipes passaram por todas as etapas da criação de uma startup.

A imersão teve como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas e desafios reais baseados nas 17 ODS da ONU.

"Participar como jurado foi um momento fantástico, após 48 horas de muito trabalho colaborativo e cooperativo das equipes, conseguimos ainda sentir muita energia para a apresentação dos pitchs. O evento propôs a resolução de problemas da sociedade vinculando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os participantes focados em ajudar a construir um mundo melhor. Não me restam dúvidas: a transformação que tanto queremos só será possível por meio de uma educação de qualidade para todos"

José Rogério Neto

Vice-Reitor do UNIFAA

 

O evento foi 100% online e gratuito, estimulando a criação de uma startup e a prática de diversos conhecimentos inovadores, conectando as equipes com mentores incríveis do ecossistema de inovação do Brasil.

As melhores equipes foram premiadas com viagens para o Ecossistema de inovação do Rio de Janeiro, branding, mentorias e acessórios gamer como headsets, mouses e teclados. Conheça as equipes vencedoras:

 

1ª lugar: LiderAs

O LiderAs e um projeto que apoia e encoraja mulheres da nossa região a ocupar cargos de liderança, através de pontes entre elas e mentoras.

Equipe: Talita de França, Marcelo Marcolino, Jaqueline Paiva, Francisllane Fernanda, Carine Morito

 

2º lugar: Ao infinito e Além

A startup FacilitAção foi criada com o objetivo de promover a conexão entre artesãos empreendedores locais (com limitações tecnológicas) e experts que os auxiliarão na divulgação de seus produtos através de meios digitais. Essa conexão  é realizada por meio de aplicativo e/ou formulário, que são preenchidos de forma autônoma ou assistida.

Equipe: Gabriela Novaes, Lúcia Ferreira e Marcos Vinícius Rangel

 

3º lugar: Morfo Helper

NerdFranck, que facilita a aproximação de pessoas que precisam de aulas particulares e pessoas que querem dar aulas particulares.

Equipe: Pedro Sant`Anna e Lorraine

SAIBA MAIS SOBRE O IDEATHON TRAIN by UNIFAA

 

DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES

Uma experiência única participar do ideathon do UNIFAA, inspirador para mim, a LiderAs abriu um caminho, com uma visão, possibilitando as mulheres que atuam em áreas de liderança, á se sentir confortável e a buscar forças todos os dias a desenvolver-se profissionalmente, isso para mim particularmente me inspirou também, a ir atrás dessa possibilidade.

Talita de França souza

 

Foi muito gratificante participar do ideathon do UNIFAA,foi uma experiência única.A LiderAs mostrou uma iniciativa,aonde as mulheres possam se destacar no mercado profissional nas áreas de liderança e no seu desenvolvimento profissional!

Marcelo Marcolino Gonçalves da Silva

 

Que experiência incrível poder participar do Ideathon  do UNIFAA e no desenvolvimento de uma startup, a LiderAS vai ajudar milhares de mulheres da nossa região a confiar em si mesmas, a enfrentar os medos e traumas de um cargo de liderança ou de uma recolocação ao mercado de trabalho!

Francisllane Fernanda da Silva 

 

Estou grata pela oportunidade do UNIFAA, de aprender com pessoas determinadas, talentosas e inovadoras. O LiderAs é uma proposta maravilhosa voltada para mulheres no mundo profissional, me sinto orgulhosa de fazer parte disso de alguma forma.

Carine Morito Dantas

 

Inexplicável tudo que vivemos no Ideathon do UNIFAA e toda construção que tivemos com cada um que tornou esse evento real. Lá fomos desafiados a ir além nas nossas próprias ideias. Aprendemos que chegamos mais longe quando nos abrimos para as conexões. Foi lindo ver todo o apoio e poder conhecer pessoas tão apaixonadas pela inovação e principalmente grandes incentivadores das transformações. 

Jaqueline Aparecida da Silva Paiva

 

 

DEPOIMENTOS DOS MENTORES E JURADOS

"Gostei muito da experiência de se trabalhar online com essa galera boa, ferramentas como o Miro tornam o processo de debate e aprendizagem bem mais dinâmico e por consequência mais passível de ser lembrado. Além disso, mentorar pessoas que nunca empreenderam a despertar o olhar pra essa área e ver a infinidade de possibilidades é incrível, o brilho no olhar a gente vê até pelo celular. Foi um prazer auxiliar no desenvolvimento do Ideathon do UNIFAA e espero próximos para que possamos juntos causar esse impacto"

Gabriel - Rio Sul Valley 

 

"Foi um xp muito gostosa! Todo esse contato com a turma, poder ver novos projetos de inovação, desde a ideação ao demoday. É uma grande forma de despertar o espírito empreendedor dentro do aluno e estimular nosso entusiasmo por esse ramo. Foi sensacional!"

Gustavo - Rio Sul Valley 

 

​​"Foi um prazer participar da avaliação final do Ideathon Train by UNIFAA. Foi nítida a oportunidade que o Ideathon gerou para boa parte dos participantes ter o 1o contato com o mundo da inovação e as metodologias para desenvolvimento real de uma ideia. A formatação do evento para o online também foi muito bem feita, gerando uma experiência bastante rica. Parabéns a todos os envolvidos."

Yanne Menezes - Jurada - Leste

 

"Ter participado como Jurado do Ideathon da Train by UNIFAA foi uma alegria imensa. É muito potente enxergar tanta inventividade em talentos atuando regionalmente. Foi um processo emocionante e intenso, para apoiar esses empreendedores que com certeza terão uma bela trajetória no ecossistema de inovação e empreendedorismo fluminense. Vida longa ao TRAIN!"

Diogo Ferreira - Jurado
 

"Gostaria de agradecer o quanto foi emocionante participar desse evento ímpar. Um evento no qual me emocionou a cada instante interpretado. Tal evento despertou grandes expectativas devido há excelente organização e a oportunidade de educandos acadêmicos de demonstrarem através de projetos desenvolvidos belíssimos o que tem aprendido com o corpo Docente do UNIFAA. Não há explicações melhores ou palavras que possam derivar tudo o que todos  vivemos com tamanho projeto de empreendedorismo unificando uma educação que transforma.  Tenho certeza absoluta que todos os participantes levaram consigo um grande aprendizado e um presente profissional de desenvolvimento de carreiras. A todos os organizadores e as equipes participantes deixo o meu muito obrigado por estar recebendo o grande privilégio de proporcionar a comunidade surda acessibilidade linguística."

Katia Alves - LIBRAS

 

"Participar de um projeto como esse, foi um grande prazer e uma enorme alegria. O Ideathon nos reavivou a certeza que de boas ideias estão espalhadas por aí, e só precisamos de pessoas que acreditem nisso e as façam fluir e foi isso que o setor de inovação nos trouxe com essa experiência."

Raquel Moreira - Hurry2Pay

 

 

 

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Medicina: um sonho guardado por seis décadas e realizado aos 77 anos
25/03/2024

Medicina: um sonho guardado por seis décadas e realizado aos 77 anos

Fortalecendo a integração entre Ensino e Saúde: CEPABS realiza I Encontro Regional de Atenção Básica à Saúde
20/03/2024

Fortalecendo a integração entre Ensino e Saúde: CEPABS realiza I Encontro Regional de Atenção Básica à Saúde

Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital
18/03/2024

Gratuito e aberto ao público, Nexus Experience discute Diversidade e Inclusão no Mundo Digital