Graduação em Direito: Qual carreira posso seguir?

Publicado em: 17/12/2020

Uma das mais tradicionais e procuradas do mercado, a carreira para quem cursa a graduação em Direito é muito ampla! Engana-se quem pensa que o profissional formado na área precisa, necessariamente, atuar em fóruns ou tribunais, como nos filmes e novelas. Pensando nisso, trouxemos algumas das áreas mais conhecidas e procuradas, para você identificar qual mais combina com o seu perfil.

Mas antes de falar sobre a carreira, é importante conhecer a graduação em Direito. Em resumo: ela é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. Possui em sua grade curricular uma boa carga de matérias teóricas. Ou seja, exige do aluno muita leitura e concentração. Disciplinas como Antropologia e Sociologia, Psicologia Jurídica, Teoria Geral do Processo e Fundamentos do Processo Civil fazem parte dos primeiros anos do curso. Já nos anos mais avançados, são estudadas disciplinas como Direito Societário, Direito do Trabalho, Prática de Direito Civil, Prática de Direito do Trabalho e Prática de Direito Penal.

CONHEÇA O CURSO DE DIREITO UNIFAA

Mercado de Trabalho

As possibilidades no mercado de trabalho são inúmeras. Ao longo da graduação, ao se aprofundar em cada uma delas, você já saberá qual combina mais com o seu perfil. Para facilitar o entendimento das oportunidades, vamos separá-las em Direito Público e Direito Privado.

Direito Público

São aquelas carreiras que, para ingressar, o profissional precisa passar pelo concurso público. Muitos são extremamente disputados. Mas, com muita dedicação e empenho, é possível ser aprovado e a recompensa vale a pena, dado que são cargos que oferecem ótima remuneração e estabilidade profissional.

Entre os cargos mais conhecidos do Direito Público estão os de Procurador (Municipal, Estadual ou da União), Promotor de Justiça, Defensor Público, Juiz, Desembargador e Delegado.

UNIFAA É NOTA MÁXIMA NO MEC

Direito Privado

Neste caso, você pode abrir seu próprio escritório de advocacia, trabalhar como empregado em um escritório ou até mesmo no departamento jurídico de alguma empresa. O importante é saber com qual área você mais se identifica, para garantir que estará no caminho do sucesso. As mais conhecidas e procuradas são Direito Civil, Empresarial, Penal e Trabalhista. Também são opções o Direito Tributário, Processual, Constitucional e Administrativo.

Independente de qual área de preferência, é importante buscar uma instituição de ensino que te ofereça a estrutura e o conhecimento necessários para ter sucesso na carreira. Como o UNIFAA - Centro Universitário de Valença, que possui um curso de Direito com mais de 50 anos de tradição! Com professores qualificados, uma metodologia ativa de ensino e cenários de prática incríveis, você estará preparado para o mercado de trabalho!

Gostou? Faça parte da instituição que transforma vidas através da educação!