Graduação EaD: dicas para estudar a distância

Publicado em: 28/09/2022

Com a correria do dia a dia, fazer uma faculdade EaD é a opção para muitas pessoas que querem se especializar, mas não conseguem cursar presencialmente uma graduação. A faculdade EaD traz uma flexibilidade fundamental para quem tem os dias divididos entre trabalho e estudo, por exemplo.

Entretanto, é muito importante criar uma rotina de estudos que seja eficiente, mesmo no ensino à distância. Muita gente pode ter dúvidas sobre como estudar no EaD, e o artigo de hoje vai ajudar com essa questão.

Se você precisa de dicas para estudar melhor, reunimos aqui algumas orientações que podem te auxiliar a criar a sua rotina e deixar o seu desempenho ainda melhor. Quer ver só? Continue a leitura e conheça cada uma delas.

8 dicas para estudar melhor na faculdade EaD

Quando se trata de um ensino à distância, estabelecer algumas regras para a sua rotina de estudos pode ser fundamental para manter o seu bom desempenho, mesmo sem ter a participação presencial de um professor e dos colegas de turma. Confira:

1. Tenha um espaço para os estudos

Manter um ambiente organizado e voltado para os estudos é o primeiro passo para te ajudar a criar a sua rotina de estudos de uma faculdade EaD. Ter um lugar organizado, confortável e tranquilo faz toda a diferença no aproveitamento do tempo. Deixe tudo que você possa precisar por perto — cadernos, livros, anotações, computador — que você vai ver o seu dia de estudo render muito mais.

2. Evite distrações

Em conjunto com o seu espaço de estudos organizado, essa dica aqui é um sucesso ainda maior. Evitar coisas que tirem seu foco da aula online é primordial. Sendo assim, tente não mexer no celular, televisão, livros de outros temas ou qualquer outra coisa que tire a sua atenção.

BAIXE O E-BOOK DO SEU CURSO E CONHEÇA OS DETALHES DA SUA GRADUAÇÃO

3. Ter disciplina é fundamental

Manter a disciplina para fazer o seu curso EaD tem a mesma importância se fosse um curso presencial. A flexibilidade dos horários pode trazer uma sensação de facilidade, mas é muito importante que você tenha foco ao fazer suas atividades. Evite procrastinar suas tarefas e divida o seu conteúdo de estudos por todos os dias para que nada se acumule.

4. Mantenha a organização

Organizar o tempo que você vai estudar ajuda a otimizar o seu tempo e aproveitá-lo da melhor forma. Para isso, você pode criar um cronograma para dividir os horários e os dias que você vai assistir às aulas online e fazer suas atividades. Uma dica extra em relação ao desenvolvimento do seu cronograma é escolher o horário onde você é mais produtivo para os seus estudos. É claro que isso vale para quem consegue, então, se para sua rotina é possível fazer assim, vale a pena tentar!

VENHA FAZER PARTE DO PRIME ON, O EAD UNIFAA

5. Liste as prioridades

Na hora de montar o seu cronograma, é importante listar as suas prioridades para conseguir fazer o melhor uso do seu tempo. Tem alguma matéria que você tem mais dificuldade? Alguma prova por vir? Trabalho para entregar? Veja o que tem para fazer e faça a sua lista. Isso demonstra que seu cronograma não é estático. Sempre que considerar necessária alguma mudança, faça! O importante é você encontrar o melhor caminho para você.

6. Aproveite os encontros ao vivo

Sempre que tiver aulas ao vivo, não deixe de participar. É o momento em que você poderá interagir melhor com os seus professores, além de aproveitar para tirar todas as suas dúvidas.

7. Verifique os polos da sua faculdade

Muitas faculdades que oferecem a modalidade de ensino à distância têm polos espalhados por diversas cidades para auxiliar os estudantes no que precisarem. Pode ser um  suporte em relação à plataforma, para tirar dúvidas sobre rematrícula, etc.  Além disso, algumas atividades podem demandar encontros presenciais e os polos facilitam esse processo. Verifique qual é o mais próximo a você!

SE INSCREVA AGORA NO VEST UNIFAA

8. Não se esqueça de descansar

Estudar é muito importante, mas o descanso tem a mesma relevância. Ele vai te ajudar a dar um respiro e a recarregar suas energias, para assim que voltar, seu corpo e mente estejam mais dispostos. Pequenas pausas já são suficientes para descansar. Estique o corpo, tome um café e volte com mais energia!

Com essas dicas, temos certeza que vai ser ainda mais prático estudar em casa. A faculdade EaD é uma possibilidade para muitas pessoas conseguirem cargos e salários maiores e se é a melhor escolha para você, não deixe de fazer!

Aqui no UNIFAA existem vários cursos e muitos polos espalhados pela região sul do Rio de Janeiro. Venha fazer parte da educação que transforma!