Equipe do UniFAA que participou do Projeto Rondon recebe certificado

Equipe do UniFAA que participou do Projeto Rondon recebe certificado

Equipe do UniFAA que participou do Projeto Rondon recebe certificado

Publicado em: 20/08/2024

Na quarta-feira, 21, o Centro Universitário de Valença – UniFAA realiza, a partir das 17h, na Sala da Reitoria, a entrega de certificados aos estudantes e professores da instituição que, entre os dias 4 e 20 de julho, estiveram em Pernambuco para participação na Operação Velho Chico do Projeto Rondon. Uma iniciativa que proporcionou ganhos para todos os envolvidos: a comunidade do município de Trindade, no sertão pernambucano, teve contato com os discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia por meio de oficinas, o que contribuiu para melhoria da qualidade de vida, gestão pública e condições socioambientais e econômicas; já os universitários e professores tiveram contato direto com a realidade brasileira, algo que contribui de maneira decisiva para a formação de profissionais socialmente responsáveis. 

A equipe do UniFAA foi liderada pela Coordenadora de Extensão do UniFAA, Vivian Rodrigues, e pela professora adjunta Rachel Brinco. Os discentes que participaram e receberão certificado são Emily Porto, Isadora Gonçalves e Leandro Oliveira, do curso de Medicina; Gabriella Guedes, Leandro Vieira e Mel Luz, do curso de Enfermagem; e Letícia Menezes e Maria Tavares, do curso de Odontologia. “Tínhamos uma missão para cumprir (e cumprimos) de levar atividades dialógicas e agregadoras para contribuir para aquela comunidade. Nossos estudantes se prepararam por dois meses, tanto em conteúdo quanto em articulação, planejaram ao máximo, carregaram suas malas de recursos e seus corações de amor. E mesmo diante de inúmeras dificuldades, persistiram para executar e foram resilientes para atuar, utilizando habilidades desenvolvidas aqui e, também, no local, sempre com humildade e carinho uns com os outros e a comunidade”, relata Vivian

Ainda de acordo com a Coordenadora de Extensão, foram várias as habilidades técnicas e socioemocionais desenvolvidas pela participação na Operação Velho Chico. Ao longo do período, “nossa equipe atendeu cerca de 1700 pessoas, e a contribuição de nossas atividades foi de fato mensurada: aproximadamente 90% da população impactada por nossas atividades informou que tem condições de passar para a comunidade o que aprendeu conosco. Isso significa que nós alcançamos o objetivo do Projeto Rondon de contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e, consequentemente, ampliar o bem-estar da população.” 

Entre os discentes do UniFAA que participaram da Operação Velho Chico está Isadora Gonçalves, que cursa o quinto período de Medicina. “Essa imersão nos ofereceu lições valiosas de vida e cidadania, ensinando a importância do engajamento social e da responsabilidade comunitária. Ao trabalhar diretamente com comunidades em situação de vulnerabilidade, aprendemos sobre a realidade das desigualdades sociais e a necessidade de ações solidárias e transformadoras. Essa vivência me proporcionou um entendimento mais profundo dos desafios enfrentados pelas pessoas e reforçou o meu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa.” 

Leandro Oliveira, do oitavo período de Medicina, também voltou impactado pela experiência. E um contato especial vai ficar guardado em sua memória: “Um momento marcante que tive foi quando fizemos uma visita a um senhor, e ele nos contou que não ia ao médico, pois na cidade só havia médicos novos, e ele não confiava. Conversamos com ele e instruímos sobre a importância de ir ao médico e sobre a relação entre a idade e a experiência dos profissionais. No outro dia, fazendo minha oficina em uma UBS, vejo ele saindo do consultório depois de passar por uma consulta. Saiu da sala, veio até nós e agradeceu. Ali vi, na prática, que tínhamos feito a diferença na vida de alguém.”

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Comitiva com 45 profissionais da educação pública viajam ao Ceará visando melhorar índices de cinco cidades da região
02/10/2024

Comitiva com 45 profissionais da educação pública viajam ao Ceará visando melhorar índices de cinco cidades da região

Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Mares: fundação de Valença (RJ) recolhe 50 mil tampinhas em 40 dias
23/09/2024

Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Mares: fundação de Valença (RJ) recolhe 50 mil tampinhas em 40 dias

Comitiva com nove profissionais da FAA realiza imersão na educação de Sobral
03/09/2024

Comitiva com nove profissionais da FAA realiza imersão na educação de Sobral