Currículo: O seu passaporte para o sucesso profissional

Currículo: O seu passaporte para o sucesso profissional

Currículo: O seu passaporte para o sucesso profissional

Publicado em: 05/12/2023

Em um cenário onde o mercado de trabalho é altamente competitivo, dedicar tempo e energia para criar um currículo bem elaborado é de extrema importância. Um currículo de qualidade é uma ferramenta essencial para quem está em busca de emprego ou deseja avançar em sua carreira profissional. Ele funciona como um cartão de visita, abrindo portas para oportunidades profissionais significativas, apresentando suas habilidades, experiências e qualificações de forma organizada e atrativa para os recrutadores.

Segundo Fabiana Neves, coordenadora do Lifelong Learning, “O Currículo como a gente entendia antes, onde apenas seus dados pessoais, sua formação e experiência profissional, eram dispostos no papel, de forma tradicional, se transformou. Hoje as empresas estão interessadas em te conhecer um pouco melhor. Fazemos muitas coisas que achamos que não são relevantes para colocar no currículo. Por vezes, por exemplo, nos deparamos com alguns alunos e recém-formados que dizem não possuir experiência profissional, mas quando olhamos a linha da vida do aluno, ele já trabalhou como voluntário, fez parte de liga acadêmica, participou de projeto de extensão junto à comunidade, apresentou em um colóquio, etc. Mas na maioria das vezes ele não se dá conta das habilidades que adquire quando faz essas atividades diversificadas que não tem carteira assinada, que não tem registro.”

O Currículo do século XXI, assim como a carreira, demanda muito mais dos futuros profissionais. É preciso considerar que, além das competências técnicas específicas de cada área, as habilidades humanas do candidato são requisitos importantes.

 

O que é importante colocar no currículo?

Segundo um estudo realizado pela Infojobs, plataforma de recrutamentos, os profissionais de RH passaram a avaliar as soft skills nos últimos 5 anos (51%), em que a maioria (75,2%) afirma que destacam este tipo de habilidade na divulgação das vagas. Além disso, 97,8% dos recrutadores acreditam que as habilidades comportamentais estão em destaque no ambiente de trabalho.

Confira a lista das soft skills mais buscadas pelos profissionais de RH, a seguir;

trabalhar em equipe (37,10%);

Inteligência emocional (32,20%);

Boa comunicação (8,90%);

Resiliência (6,9%);

Resolução de conflitos (5,40%);

Boa organização de tempo (4,50%);

Criatividade (4%);

Senso de liderança (1%).

Apesar do rancking acima, o importante é que você desenvolva alguma soft skill e se prepare para seu futuro profissional. Ao montar o seu currículo, não hesite e evidencie as suas habilidades. 

Para Eduardo Bruno, fundador da EBOLIVE Multiconsultoria e Treinamentos (2019), especialista em Linkedin, Networking e Desenvolvimento de Pessoas e Times “toda e qualquer soft skill é importante. Independente de qual seja a sua função, suas habilidades sempre vão ajudar. A habilidade que você possui, essa é a mais importante.

No site vida e carreira do UNIFAA, você encontra um guia completo sobre como desenvolver essas habilidades. Acesse Vida e Carreira Estudante UNIFAA

 

 

O que é preciso para fazer um bom currículo?

Ainda segundo Eduardo, “O currículo precisa ser assertivo, precisa falar o que você já fez em vista daquilo que você quer fazer. Costumo dizer que o currículo é a expressão do passado com o olhar do futuro, então se você possui um norte de carreira, precisa construir o seu currículo baseado neste norte. Tentar retirar ou diminuir do currículo as coisas que não fazem sentido com o caminho que você quer seguir. Quando mais assertivo e enxuto o currículo melhor.” 

Pensando nisso, é importante que você gaste um tempo e energia elaborando o documento. Foque em seus pontos fortes e monte um currículo pensando em como você gostaria de receber se estivesse no lugar do recrutador. Veja alguns aspectos principais:

Otimização das chances de seleção: Faça um currículo bem elaborado, com informações claras e relevantes.

Personalização para cada oportunidade: Um bom currículo permite que você adapte suas informações e destaque aquelas que são mais relevantes para a oportunidade em questão. Isso mostra aos empregadores que você está alinhado com o que eles estão procurando.

Demonstre sua capacidade de comunicação: Demonstre sua habilidade de comunicação escrita ao montar seu currículo. Assim, os empregadores avaliam sua capacidade de se expressar de maneira clara e concisa.

Valorize sua trajetória profissional: Conte sua história profissional de forma coerente e organizada. 

 

O que não colocar no currículo?

Ao elaborar um currículo, é importante evitar certos erros e práticas que possam prejudicar suas chances de ser selecionado para uma vaga. Evitando os seguintes aspectos, você estará no caminho certo para criar um currículo eficaz e atrativo:

  • Erros gramaticais e ortográficos 
  • Informações pessoais excessivas
  • Mentiras ou exageros
  • Uso de jargões excessivos
  • Formatação e design exagerados
  • Clichês e frases feitas

Além dos aspectos citados acima, que devem ser evitados, Eduardo Bruno, especialista em Linkedin, ressalta alguns outros que devem ficar de fora de seu currículo:

  • Tente ao máximo não construir um design com muitas cores
  • Não ter um currículo focado em determinada vaga
  • Colocar seu endereço completo, este tópico em especial, se não evitado pode trazer problemas com sua segurança.

Não se esqueça que o currículo é apenas o primeiro passo para conquistar uma oportunidade de trabalho. Ele serve como um resumo inicial de quem você é, com suas habilidades e experiências. Portanto, é essencial que você esteja preparado para discutir em detalhes tudo o que mencionou no currículo.

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

Estratégias para Construir uma Presença Online Profissional Impactante
08/02/2024

Estratégias para Construir uma Presença Online Profissional Impactante

Educação de qualidade ao alcance de todos: UniFAA e municípios construindo juntos um futuro de oportunidades
02/02/2024

Educação de qualidade ao alcance de todos: UniFAA e municípios construindo juntos um futuro de oportunidades

Guia Definitivo para Desenvolver Habilidades Empregáveis em 2024
01/02/2024

Guia Definitivo para Desenvolver Habilidades Empregáveis em 2024