Campus Virtual

Pesquisa

Desde a sua criação, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) vem priorizando políticas de ensino de graduação, de pós-graduação e de extensão voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento regional. A consolidação de uma cultura de pesquisa no UNIFAA está implicitamente ligada à consecução dos objetivos constantes na missão institucional.

A política de pesquisa será um dos pilares fundamentais do Centro Universitário de Valença, tornando-se um importante diferencial para a produção do conhecimento, assim como para a qualificação do ensino de graduação, por meio da articulação de atividades de ensino e pesquisa entre os docentes e discentes da IES.

A pesquisa inclui a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de tecnologias capazes de impulsionar o desenvolvimento regional e de contribuir com a busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. Nesse sentido, a pesquisa assume um papel fundamental, sendo orientada pela criatividade e inovação, com uma postura questionadora, crítica e de construção de novos saberes.

A consolidação da pesquisa na instituição busca o(a):

  • Estímulo à ampliação e qualificação das atividades de iniciação científica junto aos alunos dos cursos de graduação da instituição;

  • Apoio à consolidação dos grupos de pesquisa certificados pelo UNIFAA;

  • Incentivo à apresentação de trabalhos científicos em eventos;

  • Estímulo à divulgação e socialização dos resultados das pesquisas desenvolvidas;

  • Apoio à produção científica qualificada;

  • Aprimoramento de práticas acadêmicas com foco na pesquisa, preparando o aluno de graduação para prática profissional crítica, reflexiva e fundamentada cientificamente;

  • Construção de conhecimento técnico-científico;

  • Constante busca da integração entre ensino, pesquisa e extensão;

A Pesquisa Institucional é constituída pelos Programa de Pesquisa: Programa de Iniciação Cientifica- PIC; Programa de Desenvolvimento Científico – PDC; Programas de Apoio a Produção Acadêmica (PAPE/PAPAC); pelo Núcleo de Ética em Pesquisa UNIFAA; pelas Revistas Científicas do UNIFAA; e pelo Centro de Pesquisa do UNIFAA. Sua operacionalização acontece por meio da Plataforma de Pesquisa do UNIFAA.

Desenvolvida em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Centro Universitário de Valença, a Plataforma de Pesquisa do UNIFAA é uma importante ferramenta de registro, submissão e avaliação dos projetos de pesquisa dos docentes, dos trabalhos de Iniciação Científica, desenvolvidos na instituição, e das solicitações de apoio de discentes e docentes.

Somente pesquisadores e alunos do Centro Universitário, previamente cadastrados, possuem acesso.

 

CADASTRO- DISCENTES

No Portal do aluno em > LINKS ALTERNATIVOS > PLATAFORMA DE PESQUISA

A partir deste ponto, escolher no menu o programa que deseja realizar a submissão (PROINC, SEMIC, PAPE ou PAPAC) e, no submenu, clicar em submissão de proposta e realizar login. Abrirá o formulário para registro das informações da solicitação bem como a inclusão de documentos pertinentes.

Concluído o registro, apertar o botão finalizar.

 

CADASTRO- DOCENTES

No Portal do professor em > OUTROS > PLATAFORMA DE PESQUISA

A partir deste ponto, escolher no menu o programa que deseja realizar a submissão (PROINC, PAPE ou PAPAC) e, no submenu, clicar em submissão de proposta e realizar login. A partir deste ponto abrirá o formulário para registro das informações da solicitação bem como a inclusão de documentos pertinentes. Como por exemplo, no PIC, o projeto completo e a aprovação do CEP, quando pertinente.

Concluído o registro, apertar o botão finalizar.

Atendimento exclusivo por e-mail: [email protected]

O Centro de Pesquisa do UNIFAA é um ambiente de integração de atividades de investigação científica.

Composto por: Sala dos Grupos de Pesquisa; Sala de Reuniões; Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar- LAPM; Laboratório de Pesquisa Básica -LAPEB; Laboratório de Histoquímica (localizados no campus sede) e Biotério de Experimentação Animal (localizado no campus HVE).

O Programa de Iniciação Cientifica do UNIFAA – PIC permite introduzir os estudantes à iniciação científica, configurando-se como fator de apoio às atividades de ensino.

A Iniciação Científica (IC) é caracterizada como a primeira atuação na carreira de um pesquisador, sendo uma das possibilidades de inserção dos estudantes de graduação na pesquisa, atuando em projetos de pesquisadores das diferentes áreas do saber. Neste sentido, o PIC busca a qualificação de recursos humanos voltados para a pesquisa científica.

Para efetivação do Programa de Iniciação Científica propõem-se a concessão de Bolsas institucionais de IC. Este é um programa com edital próprio, de periodicidade anual destinado a estudantes de graduação, orientados por docentes qualificados do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).

A submissão de projetos no PIC ocorre por meio da Plataforma de Pesquisa do UNIFAA, via Portal do professor, no menu PIC.

O UNIFAA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação de Iniciação Científica, realiza anualmente a Semana de Iniciação Científica - SemIC com o objetivo de proporcionar aos alunos a exposição e a defesa seus trabalhos científicos para toda comunidade acadêmica.

A submissão de resumos para SemIC ocorre por meio de edital próprio, na Plataforma de Pesquisa do UNIFAA, via Portal do aluno, no menu SEMIC.

O Programa de Desenvolvimento Científico (PDC) objetiva incentivar, acompanhar e organizar a produção científica do UNIFAA, auxiliando as coordenações dos cursos de graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no desenvolvimento da pesquisa em âmbito Institucional.

Para se cadastrar no PDC o professor deverá acessar a Plataforma de Pesquisa no Portal do Professor, selecionar o menu PDC e realizar a submissão.

O PDC contempla as atividades de investigação científica do UNIFAA que não estejam associadas ao PIC, quais sejam:

  • Projetos de Pesquisas não cadastrados no PIC;

  • Produções Científicas das Ligas Acadêmicas;

  • Trabalhos de Conclusão de Curso

FORMULÁRIO

O Programa de Apoio a Produção Científica se subdivide em 2 modalidades, quais sejam: Programa de Apoio à Publicação Acadêmica (PAPAC); e Programa Apoio à Participação em Eventos (PAPE).

Este programa destina-se a apoiar financeiramente a participação de docentes e discentes do Centro Universitário de Valença (UNIFAA) em eventos científicos e publicações acadêmicas.

Para realizar a solicitação basta acessar a Plataforma de Pesquisa no Portal do aluno e/ou do professor, selecionar o menu PAPE ou PAPAC e realizar a submissão.

O Núcleo de Ética em Pesquisa do UNIFAA é composto por: Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é um órgão multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e educativo, que tem como função incentivar a reflexão sobre o uso de animais no ensino e na investigação científica.

A CEUA deve avaliar os protocolos de pesquisa que preveem o manuseio de animais, acompanhando também os projetos aprovados.

A submissão de projetos na CEUA UNIFAA ocorrerá via Plataforma de Pesquisa do UNIFAA. No Portal do professor em > OUTROS > PLATAFORMA DE PESQUISA.

Maiores informações podem ser obtidas por e-mail: [email protected]

Já o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP são colegiados interdisciplinares e independentes, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões eticamente corretos. Subordinado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, vinculada ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Resolução CNS 466/12 “Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa”.

A submissão de projetos no CEP UNIFAA ocorrerá via Plataforma Brasil. Maiores informações podem ser obtidas no site do CEP UNIFAA.