Janeiro Branco no hospital: a importância da saúde mental no processo de cura

Em sintonia com a campanha nacional "Janeiro Branco", o Hospital Escola de Valença destaca o papel crucial do atendimento psicológico hospitalar na promoção do bem-estar emocional dos pacientes em tratamento. O suporte psicológico oferecido no Hospital Escola de Valença objetiva proporcionar alívio ao sofrimento do paciente durante a hospitalização, utilizando uma escuta qualificada e individualizada. Josiane Nunes, Psicóloga Hospitalar na instituição, destaca que essa abordagem visa melhorar o quadro clínico do paciente, além de promover e manter sua saúde física e emocional.

Além disso, a psicologia hospitalar não se limita apenas aos pacientes. Profissionais de saúde, frequentemente expostos a desafios emocionais diários, se beneficiam significativamente do cuidado psicológico. “Os profissionais de saúde que conseguem ter acesso ao suporte psicológico desenvolvem uma capacidade emocional bem melhor para suportar todas as adversidades e situações de stress que fazem parte da profissão. Eles ofertam de melhor forma suas habilidades e competências no tratamento do paciente”, explica Josiane para quem, o acesso a esse suporte contribui para o desenvolvimento de uma capacidade emocional que os permite lidar de maneira mais equilibrada com as pressões inerentes à profissão.

Atendimento personalizado em diferentes setores

Josiane enfatiza a abrangência do trabalho da equipe de psicologia no Hospital Escola, composta por quatro profissionais. “O psicólogo hospitalar, contribui minimizando o sofrimento do paciente provocado pela hospitalização. Ele viabiliza a melhora do quadro clínico por meio de uma escuta mais qualificada, individualizada. Auxilia o enfrentamento da doença de uma forma mais equilibrada possível”, destaca a psicóloga. Cada setor, incluindo pronto-socorro, clínicas médicas, clínicas cirúrgicas, cuidados prolongados, hospital maternidade, ambulatórios especializados, recebe atendimento personalizado.

O atendimento é caracterizado por uma escuta atenta e focal, proporcionando aos pacientes e familiares um espaço para expressar suas demandas psicoemocionais. Josiane destaca que, embora o trabalho seja diferenciado em cada setor, o princípio do acolhimento humano é mantido em todos os atendimentos.

No âmbito da psicologia hospitalar, o Hospital Escola de Valença destaca-se pela abordagem humanizada e respeitosa. A equipe está atenta não apenas às necessidades médicas, mas também aos aspectos emocionais, crenças e fragilidades dos pacientes e seus familiares. A escuta terapêutica, aliada ao respeito ao sigilo, constrói um vínculo de confiança que é fundamental para o sucesso do tratamento.