O que é EAD? Como funciona a modalidade de ensino a distância?

O que é EAD? Como funciona a modalidade de ensino a distância?

O que é EAD? Como funciona a modalidade de ensino a distância?

Publicado em: 10/03/2020

Assim como para diversos outros aspectos, a evolução da tecnologia transformou nossa relação com a educação. A modalidade EAD é resultado dessa transformação, possibilitando o ensino de maneira online, prática e acessível. Entenda o que é e como funciona o EAD neste post!

 

Segundo Dados do Censo da Educação Superior, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474% em uma década.  Nos últimos anos, a sigla EAD tem ganhado popularidade: é bem possível que você já tenha tido contato com algum anúncio de instituições de ensino divulgando sua modalidade EAD. É normal ainda ficar um pouco perdido(a), afinal é tudo muito novo e há bastante para conhecer sobre as características e perfis mais indicados para o modelo.

Logo de início, é bom saber que essa é uma conversa que tem tudo a ver com a democratização do ensino e aumento das oportunidades para obter um diploma de graduação. 

Se antes a ideia de realizar um curso superior parecia fora de realidade diante de dificuldades como a financeira ou mesmo de tempo, os cursos a distância aproveitaram as vantagens da tecnologia para trazer um novo horizonte de possibilidades que facilita as chances de conseguir um diploma e alcançar o desejado crescimento profissional.

Entenda neste artigo os principais detalhes sobre a modalidade EAD!

 

O que é EAD?

EAD é a sigla para Ensino à Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.

 

Nela, as interações comuns e necessárias para o ensino (ou a maioria delas) acontecem de forma online, e o aluno tem atividades e avaliações a cumprir, como nos cursos presenciais tradicionais. Porém, por se tratar um modelo online, o aluno pode organizar sua própria rotina e turnos de estudo, sem precisar cumprir horários estabelecidos de aula.

Com a ascensão recente da modalidade EAD, diferentes formatos passaram a existir. De forma geral, hoje as possibilidades de formação oferecidas pelas instituições no modelo EAD são diversas, com destaque para:

Graduação: Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado;

Pós-graduação;

Cursos técnicos e

Cursos livres.

 

A seguir, você vai entender melhor como funciona o EAD com foco nos cursos superiores:

 

 Como funciona a modalidade de graduação EAD?

No início deste artigo, destacamos que o ensino à distância trouxe mudanças significativas para tornar o acesso ao conhecimento mais fácil e possível. Isso vale especialmente para os cursos de graduação, um passo estratégico para quem deseja construir uma carreira ou avançar profissionalmente em uma área que já atua. 

Para quem opta pelo EAD, o funcionamento é prático e simples. Vamos por partes?

Ingresso / Processo seletivo

Os procedimentos de ingresso não são muito diferentes dos já conhecidos para as modalidades presenciais, com processos seletivos que podem variar conforme a instituição - é preciso se informar junto à instituição escolhida. A diferença é que, após matriculado, o aluno recebe acesso à plataforma de ensino disponibilizada pela instituição.

Plataforma de ensino

A plataforma de ensino também recebe o nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nada mais é do que o espaço online onde a maior parte do curso ocorrerá. Para acessá-la, basta que o aluno tenha um com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática. 

As plataformas são ambientes dinâmicos e intuitivos em que são disponibilizadas as principais ferramentas para o aluno, como os conteúdos das aulas em diferentes formatos (como textos, e-books e vídeos), exercícios e trabalhos, que guiarão todo o processo de aprendizagem. 

Nelas, também é possível que o aluno acesse o calendário acadêmico e fique ligado nas datas e prazos das atividades. É comum ainda que os ambientes contenham áreas para interações entre alunos e corpo docente, como chats ou grupos de estudo.

Unidades á Distância 

Ainda que se trate de um modelo de educação online e a maior parte do curso ocorra dessa maneira, as instituições de ensino podem contar com os chamados Unidades e/ou Polos para realizar diferentes tipos de encontros presenciais, como para apresentação de trabalhos, realização de provas finais ou aulas práticas em laboratórios.

Por conta dessa característica, é importante que o interessado em um curso se informe junto à instituição sobre a obrigatoriedade da presença para observar a unidade mais próxima de sua região e verificar se há viabilidade para comparecimento quando necessário.

 Diploma

O MEC (Ministério da Educação), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do ensino no país, avalia todos os cursos existentes no Brasil seguindo os mesmos critérios e com o mesmo rigor, sejam eles presenciais ou a distância.

Isso significa que para instituições devidamente regulamentadas pelo MEC, o diploma obtido em modalidades EAD tem exatamente a mesma validade de um diploma obtido por cursos presenciais. Ou seja, na prática do mercado de trabalho, não há comparação entre profissionais formados em curso a distância ou presenciais.

 

Para quem é indicado o EAD?

  • Profissionais que Trabalham: Para quem já está no mercado de trabalho e procura flexibilidade para conciliar os estudos com a carreira.
  • Estudantes que Buscam Flexibilidade: Aqueles que precisam de um cronograma de estudo mais adaptável à sua rotina pessoal.
  • Pessoas que Buscam Custo-Benefício: Geralmente, os cursos EAD têm um custo mais acessível em comparação com os cursos presenciais.
  • Quem Procura Ampla Variedade de Cursos: Para aqueles que buscam cursos específicos ou especializados que não estão disponíveis em sua região.

No primeiro caso, a flexibilidade oferecida pelo EAD permite que o aluno adapte sua própria rotina para encaixar os estudos conforme for ideal - com boas doses de disciplina e organização, essa é uma excelente saída para conseguir a graduação.

Já no segundo caso, com uma simples pesquisa, é possível perceber que os cursos a distância são bem mais acessíveis que cursos privados presenciais, sem perder em qualidade, quando escolhida uma instituição séria e devidamente reconhecida pelo MEC.

É por isso que, em conjunto, as principais características do EAD atraem um número crescente de interessados em alcançar melhores oportunidades profissionais. E é certo: a modalidade veio para ficar!

 

Está interessado(a) em fazer um EAD?

Conheça os mais de 20 cursos EAD UNIFAA, o Melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro: Acesse clicando aqui

Descubra também, a nossa Tech School e saiba mais sobre os nossos cursos de tecnologia.  

Estude no melhor Centro Universitário do
Estado do Rio de Janeiro e transforme sua vida!

Seus dados foram enviados. Entraremos em contato em breve.

Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.

Notícias Relacionadas

[EAD] Preciso trabalhar para estudar!  É possível conciliar uma graduação com o trabalho?
15/12/2021

[EAD] Preciso trabalhar para estudar! É possível conciliar uma graduação com o trabalho?

Sem fronteiras, sem distância: UNIFAA lança Super Polo em Barra do Piraí
14/12/2022

Sem fronteiras, sem distância: UNIFAA lança Super Polo em Barra do Piraí

Estudantes aprovam qualidade dos cursos do UniFAA
21/11/2022

Estudantes aprovam qualidade dos cursos do UniFAA