Como é a rotina do EAD?

A graduação a distância (EAD) também tem uma rotina, mesmo sem precisar frequentar aulas presenciais? Essa é uma dúvida bastante comum. Para respondê-la, você precisa, em primeiro lugar, conhecer alguns detalhes sobre a modalidade EAD.

 

Quando você pensa no dia a dia de um estudante universitário, que cenário vem à cabeça?

Se a primeira imagem que você constrói é a de um aluno pegando seu transporte todos os dias para a faculdade - onde passará boa parte do seu tempo -, é hora de pensar além! 

A realidade é que o ensino superior tem se moldado às novas necessidades da sociedade e, com isso, as possibilidades de cursar uma graduação se ampliaram para além das salas de aula tradicionais. 

Com a modalidade de Ensino a Distância, popularmente conhecida como EAD, é possível obter um diploma de graduação sem precisar comparecer diariamente em uma universidade, por meio de cursos totalmente online. Diploma, inclusive, que tem a mesma validade dos diplomas obtidos em cursos presenciais.

Leia: O que é EAD? Como funciona a modalidade de Ensino a Distância?

Mas como adquirir os conhecimentos necessários para uma graduação sem o contato presencial com professores e colegas? 

Como conciliar com trabalho e outros compromissos? 

Como manter todas as atividades em dia? 

 

Respondemos em detalhes como é a rotina de um estudante de EAD a seguir. Confira!

 

EAD: Ideal para quem busca rotina flexível

Não é difícil lembrar como há alguns anos, a ideia de conseguir um curso superior era considerada inalcançável para pessoas que possuíam uma rotina tradicional de trabalho. É por isso que a modalidade EAD tem como principal diferencial a democratização do ensino, ao incluir uma grande parcela da sociedade nas possibilidades de obtenção de uma graduação de qualidade.

É por esse motivo também que flexibilidade e autonomia são duas

palavras-chave para entender a rotina de um estudante de EAD, já que o

modelo se caracteriza justamente pela adaptação do ensino de forma

mais abrangente para diferentes perfis.

É importante entender que um curso a distância exige tanta dedicação quanto um curso presencial, afinal o aluno será avaliado nos conhecimentos obtidos da mesma forma como ocorre nos cursos tradicionais. A diferença, no entanto, é que é de responsabilidade do aluno a organização dos seus estudos, já que não há uma agenda definida para frequentar aulas diariamente. Para quem tem rotinas restritas, isso facilita bastante a condução da graduação!

Mas ainda que se trate de um modelo flexível, o aluno tem uma rotina de estudos a seguir. 

 

 

Como é a rotina de um estudante de EAD?

O que envolve o processo de aprendizagem de quem opta por estudar à distância?

  • Estrutura do curso e disponibilização de materiais

A estrutura dos cursos segue o padrão de organização em disciplinas, oferecidas semestralmente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode seguir modelos diversos.

 

O Ambiente Virtual de Aprendizagem nada mais é que o espaço onde o

aluno se conecta  a todas as informações importantes para o processo

de ensino, desde as informações mais básicas,  como calendário

acadêmico, até todo o material das disciplinas

e  ainda os exercícios e testes.

 

Ali, o aluno tem acesso a seu material didático (textos, e-books, vídeoaulas etc.), infográficos, vídeos, fóruns, chats, desafios, atividades avaliativas do semestre... Uma verdadeira sala de aula virtual!

 

  • Disciplinas e avaliações

Você já entendeu que tudo que um aluno de EAD precisa para aprender está disponibilizado em uma plataforma completa de ensino. Como tudo se organiza?

 

Ao cursar cada uma das disciplinas, o estudante é guiado por meio de

uma trilha composta por etapas que devem ser cumpridas para a

assimilação dos conhecimentos, como desafios, questões, e-books,

atividades práticas, vídeos e outros objetos didáticos.

 

As atividades avaliativas fazem parte da trilha e geralmente envolvem avaliações realizadas no ambiente virtual ao longo das disciplinas e avaliações presenciais, ocorridas em Polos de Apoio Presencial da instituição. A avaliação final do aluno, portanto, é uma junção das notas obtidas por esses meios.

 

  • Interatividade com tutores e colegas

Parte importante de todo o processo é o contato feito com os professores/tutores e até mesmo com os outros alunos da mesma disciplina. O aluno não faz nada sozinho! O acompanhamento é feito de algumas formas:

  • Por meio das atividades oferecidas, os professores avaliam constantemente o desempenho dos alunos e, caso identifiquem fragilidades, podem criar conteúdos ou materiais extras abordando temas de maior dificuldade. Essa é uma preocupação que ocorre durante toda a disciplina, para garantir que o conhecimento esteja realmente sendo assimilado;

  • Discussões ativas entre tutores e alunos por meio de fóruns de discussões nos mais o tutor realiza uma avaliação do desenvolvimento dos alunos através das interações feitas. Ou ainda por outros meios como webconferências, onde são realizadas atividades síncronas (ao mesmo tempo), com momento para tirar dúvidas.

 

 

  • Organização da rotina

Quando uma nova disciplina tem início, o aluno tem conhecimento de seus prazos para realização das etapas e, a partir daí, ele mesmo deve organizar sua rotina conforme suas necessidades.

 

Ou seja: o estudante sabe que deve entregar determinada atividade de

uma disciplina até o “Prazo X”, mas como ele dividirá seus estudos para

cumprir o prazo é de sua responsabilidade. 

 

Os conteúdos estarão sempre ali, disponíveis na plataforma, para consultas e revisões. Se para a pessoa é mais viável, por exemplo, montar uma rotina de estudos noturna, é só se organizar para acessar a plataforma diariamente à noite e dividir seu tempo entre as aulas e o cumprimento das atividades.

É claro que um modelo como esse exigirá organização e planejamento, já que é preciso ficar muito ligado em todos os prazos do calendário acadêmico e, ainda, saber dedicar o número de horas necessário na semana para os estudos. No entanto, como já vimos, há uma liberdade muito maior para cumprir os horários conforme for melhor para cada caso. 

 

O segredo é saber montar a sua própria rotina, ter um espaço de

estudos confortável que favoreça a concentração e manter o foco e

atenção nas atividades. Dedicação é a chave!

 

  • Comparecimento presencial

Além da rotina padrão de estudos online, as instituições de ensino costumam incluir nas disciplinas alguns tipos de avaliação ou atividade presencial ao longo do semestre, como provas, atividades em laboratório ou até mesmo apresentação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Para que as atividades ocorram, são disponibilizados os chamados Polos de Apoio Presencial, unidades físicas contendo a infraestrutura necessária para os alunos em regiões estratégicas e acessíveis.

Na hora de pesquisar as instituições que ofertam o curso de interesse, é importante buscar previamente informações sobre como se dão as atividades presenciais e avaliar a viabilidade de frequentar o Polo mais próximo da região em que se vive, para não enfrentar problemas depois.

 

Está interessado(a) em fazer um EAD?

Conheça os mais de 20 cursos EAD UNIFAA, o Melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro: 

 

Acesse clicando aqui


 

 

 

Notícias Relacionadas

Quais são os cursos EAD UNIFAA?
25/05/2020

Quais são os cursos EAD UNIFAA?

Como escolher meu curso de graduação EAD? Confira 5 dicas
25/05/2020

Como escolher meu curso de graduação EAD? Confira 5 dicas

Eu posso fazer EAD? Descubra o que é preciso para estudar na modalidade de Ensino a Distância
25/05/2020

Eu posso fazer EAD? Descubra o que é preciso para estudar na modalidade de Ensino a Distância